A primeira exposição do Coletivo Nós ReAle aconteceu sábado passado na Galeria de Arte do Centro Cultural SesiMinas de Uberaba. Renata Reis e Alessandro Dornelos realizaram sua primeira exposição conjunta após sua fase comercial de feitura de bordados por encomenda. O Nós ReAle é uma junção de bordado e fotografia sobre várias superfícies bordáveis, seja plástico, madeira , tecido, palha.
Foi uma noite de muita comemoração com pessoas queridas do coração, que acreditam em nossa arte, em nossos bordados.
O bordado sempre esteve em nossas vidas! Seja pelas mãos das Senhoras Elminda, Benedita, Ilha. A arte que fazemos hoje é reflexo de nossos ancestrais que um dia utilizaram linhas e pontos na construção de uma identidade imaginária e afetiva.
A exposição bordar( r) a borda é um pretexto para repensarmos nosso cotidiano através de um passeio cheio de amor e afeto pelas linhas que nos compõem em essência.
A africanidade está muito presente nessa exposição, seja das palhas que encobrem a poesia feita para Edson Militão, seja na pipa no formato do machado de Xangô e com rabiola que leva o nome da Yalorixá Mãe Neide do Centro Cultural Orunmilá de Ribeirão Preto SP, seja no ofá bordado em plástico para o mestre Lheo Zotto, seja na árvore bordada com os nomes dos países africanos, seja na placa de Marielle, essa africanidade rodeia nossas vidas com forte influência no fazer bordado.
As fotografias bordadas de Paulo da Portela, de Roberta Estrela D'Alva, da Senhora Maurinete Lima, de Tupac Shakur, de Rudah, de Antônio Campos, dos familiares tanto de Alessandro dornelos, quanto de Renata Reis, são uma tessitura de uma possibilidade de ação do bordado na prática. As fotos do senhor Renato Reis representam um elo entre o passado e o presente, um vínculo ancestral que se faz no presente momento do existir.
Ainda os bordados afetuosos dos corações dos poetas, dos bandeirões cheios de amor e poesia com nomes de slammers da cidade de Uberaba. A palavra bordada representa muita coisa para nós. Viver a palavra bordada é viver a vida com um sentido intenso, que nos faz crer num futuro mais bonito diante de nossos olhos.
Agradecimentos a Luiz Hozumi, Bárbara, Rodrigo Chagas, Instituto dos Cegos, Kate Arabe, Senhor Renato Reis e todos aqueles que acreditam na nossa arte. Agradecimento especial a quem foi e quem ainda irá na exposição. O Coletivo Nós ReAle acredita num bordado que pulsa histórias e estórias. Agradecimentos aos poetas: Luciene Oliveira, Edson Militão, Julia Sanches, Wellington Sabino e Vinicius Lobinho e Alessandro Dornelos pelas intervençõe poéticas. São mais que linhas e pontos, são afirmações de quem somos em costuras aprendidas nos teares das nossas mais velhas, nas conversas em torno dos tecidos bordados por mãos calejadas. Somos bordados, somos uma borda que transborda uma intenção de interagir com o outro que existe em nós! Sejamos bordados!
Exposição Borda (r) a borda
De 05 maio á 02 junho.
Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS Uberaba
Praça Frei Eugênio, 231.
Uberaba -MG
@coletivonosreale
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 20°
Chuva