Prefeitura- coronavírus
Saúde

Saúde confirma dois casos suspeitos do novo coronavírus em Uberaba

Trata-se de uma pessoa do sexo feminino de 35 anos que esteve em recente viagem ao norte da Itália e de um jovem do sexo masculino com 18 anos

28/02/2020 06h00
Por: Redação
Secretário de Saúde Iraci de Souza Neto apresentou a situação clínica dos dois pacientes acompanhado da presidente em exercício da Funepu, Jesislei Bonolo do Amaral Rocha e da referência técnica das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros São Ben
Secretário de Saúde Iraci de Souza Neto apresentou a situação clínica dos dois pacientes acompanhado da presidente em exercício da Funepu, Jesislei Bonolo do Amaral Rocha e da referência técnica das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros São Ben

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou dois casos suspeitos de coronavírus em investigação no município durante coletiva de imprensa ontem. Uma mulher de 35 anos, que retornou da Itália no dia 18 de fevereiro, e rapaz de 18 anos estão internados em isolamento no Hospital Regional José Alencar desde a manhã de ontem, conforme protocolos do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde Iraci de Souza Neto apresentou a situação clínica dos dois pacientes e respondeu questionamentos sobre os protocolos de atendimento, acompanhado da presidente em exercício da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) Jesislei Bonolo do Amaral Rocha e da referência técnica das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros São Benedito e Parque do Mirante, médico Thiago Ferreira Borges.

Segundo Iraci, a equipe da Secretaria de Saúde já estava trabalhando preliminarmente frente aos protocolos do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus – Covid-19 para avançar com um Plano de Contingência Municipal, devido aos casos suspeitos em Franca e Uberlândia. “Redirecionamos para uma ação mais efetiva a partir de hoje, de forma mais intensa, principalmente com as portas de entradas das nossas UPAs, que são gerenciadas pela nossa parceira Funepu, com orientação e capacitação dos profissionais e na busca dos leitos de hospitais que atendam aos critérios técnicos para receber eventual paciente, caso precise de internação hospitalar”, explica o secretário.

 

Os casos - O referência técnica médica das UPAs São Benedito e Parque do Mirante, Thiago Ferreira Borges, relata que a mulher deu entrada na UPA do Mirante no início da manhã com sintomas sugestivos da patologia causada pelo coronavírus, após retorno recente do norte da Itália. No momento da triagem, a ambos foram ofertadas máscaras de proteção respiratória, assepsia com álcool gel nas mãos até o atendimento em leitos de isolamento respiratório.

“Isolamos a paciente de imediato e transferimos para o Hospital Regional, com ajuda da equipe de Regulação. O rapaz também foi isolado por medida de alerta, já que ele teve contato com ela desde a chegada da mesma e os dois estão sendo acompanhados por uma equipe de infectologistas”, informa. Assistentes sociais já entraram em contato com familiares para verificar se houve contato nesse período, mas os mesmos só entrarão em isolamento se apresentarem sintomas.

 

Secretaria de Saúde divulga nota oficial

“A Secretaria Municipal de Saúde investiga possíveis casos de Doença pelo Coronavírus no município de Uberaba.

Nas primeiras horas do dia 27 de fevereiro de 2020 (quinta-feira), a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – do Mirante registrou a notificação de dois casos suspeitos de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).

No atendimento, adotaram-se todas as medidas preventivas contra a transmissão.

Tomadas as providências iniciais, inclusive proteção aos usuários e equipes que estavam no local, por volta das 9h30 aconteceu o transporte do primeiro paciente e 40 minutos depois do segundo paciente sob acompanhado do médico Thiago Ferreira Borges responsável técnico das UPAS ao Hospital Regional.

No HR foram coletadas amostras de sangue e swab (secreções bucais) e realizados testes de rotina para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Os exames laboratoriais de rotina (hemograma completo, ureia e creatinina/função renal, eletrólitos) e raio x  de tórax não apontaram anormalidades.

Os pacientes permanecem em isolamento no HR em espaço apropriado e chancelado pela Vigilância Sanitária, enquanto aguarda-se a confirmação ou a exclusão da(s) suspeita(s) de contaminação pelo novo coronavírus.

As amostras coletadas foram repassadas à Regional de Saúde para serem transportadas e analisadas pela Fundação Nacional Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.

Trata-se de uma pessoa do sexo feminino de 35 anos que esteve em recente viagem ao norte da Itália e de um jovem do sexo masculino com 18 anos de idade. Ambos procuraram espontaneamente o atendimento médico.

A mulher apresentava febre baixa, tosse seca, dor de garganta e diarréia. O rapaz relatou febre anterior (mas estava afebril no momento da consulta), diarréia e tosse seca. Nenhum dos dois tem diagnóstico de doença de base.

Os pacientes relataram que passaram o fim de semana em um rancho com outras seis pessoas. Todas já foram identificadas e estão sendo avaliadas na UPA do Mirante.

Tão logo haja resultados a Secretaria Municipal de Saúde divulgará o laudo final das investigações. A Pasta recomenda cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que ainda não há confirmação, mas sim casos suspeitos.

O Município trata o assunto com total transparência, está atento e preparado para lidar com a situação. Ainda na quarta-feira (26) foi traçado plano estratégico específico ao se confirmar o primeiro caso da doença no País. Atenção foi redobrada ante aos casos suspeitos em Franca, Ribeirão Preto e Barretos no interior paulista e na vizinha Uberlândia.

Enfim, todas as providências foram tomadas pelo Município através dos técnicos da Secretaria de Saúde e das UPAs gerenciadas pela Funepu dentro protocolo clínico, epidemiológicos e de gestão do Ministério da Saúde frente ao plano contingencial de combate à transmissão do vírus.

À tarde, o secretário de Saúde, Iraci Neto manteve reunião com todos infectologistas da Rede Pública e Privada cidade para, dentro da experiência médica, especificar e reforçar medidas para o dia a dia. Nota técnica foi elaborada”.

 

Infectologistas avaliam situação de pacientes com suspeitas de coronavírus

Em reunião técnica na Secretaria Municipal da Saúde de Uberaba, com presença de vários especialistas médicos infectologistas e demais profissionais da saúde, foi feita ampla avaliação da atual situação vivenciada no município de Uberaba, em que há 2 – dois – casos suspeitos (conforme os critérios do Ministério da Saúde para provável infecção por coronavírus), com poucos sintomas respiratórios relacionados com o novo coronavírus (Conav-19).

Após exaustiva análise do cenário atual e todas as discussões referentes ao fluxo de atendimento destes casos e de potenciais outros que por ventura possam surgir, algumas recomendações e/ou considerações foram tomadas: Não há razão técnica para pânico e/ou alarde por parte da população; Não há razões para recomendações técnicas de cancelamento de qualquer evento público com aglomeração populacional em locais abertos até o presente momento; Os hospitais existentes em Uberaba já iniciaram, tanto na rede pública quanto na rede privada, as discussões, planejamentos e ações que objetivam o melhor atendimento e assistência à população; Também se recomenda a prática recorrente de cuidados de higiene pessoal que envolvem: lavar as mãos rotineiramente com água e sabão e/ou uso de álcool em gel à 70%. Evitar contato próximo com pessoas que tenham tido contato nos últimos 10 (dez) dias com pessoas que tenham estado em um dos países com surtos do coronavírus. Ao tossir, que se proteja boca e nariz com uso de lenço de papel descartável e/ou cobrir a boca e nariz com as mãos.