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Cadastro Único: Como fazer o registro e acessar as informações

O cadastro é uma ferramenta de inclusão social

16/05/2024 às 12h01
Por: Redação Fonte: Da Redação
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Foto: Cadastro Único / Reprodução da Internet
Foto: Cadastro Único / Reprodução da Internet

O Cadastro Único é um registro que reúne informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. Ele foi criado pelo governo federal para que as pessoas que mais precisam tenham acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. O cadastro é feito de forma presencial em postos de atendimento que ficam nas cidades de todo o país.

Para fazer o Cadastro Único, é necessário que uma pessoa da família vá até o posto de atendimento mais próximo e leve alguns documentos, como o CPF, a carteira de identidade e o comprovante de residência. Além disso, é preciso informar o nome de todos os membros da família, a data de nascimento, a escolaridade, a renda, entre outras informações.

O Cadastro Único é uma importante ferramenta de inclusão social e acesso aos programas sociais do governo federal. Ele é gerenciado pelo Ministério da Cidadania e, por meio dele, é possível ter acesso a benefícios como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. As famílias que se cadastram também podem receber atendimento em serviços de assistência social, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Como Realizar o Cadastro Único

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessas famílias. O cadastro é utilizado para a seleção de beneficiários de programas sociais do governo, como o Bolsa Família, por exemplo. Veja abaixo como realizar o cadastro único.

Requisitos para Inscrição

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuam renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Também podem se inscrever famílias unipessoais, ou seja, aquelas que possuem apenas uma pessoa. Além disso, pessoas em situação de rua também podem se cadastrar.

Documentação Necessária

Para realizar o cadastro, é necessário apresentar alguns documentos. O responsável familiar deve apresentar o CPF ou o título de eleitor. Se a família não possuir esses documentos, é possível realizar o cadastro mesmo assim. Também é necessário apresentar um comprovante de residência, como conta de água, luz ou telefone, por exemplo. Caso a família não possua nenhum comprovante em seu nome, é possível apresentar uma declaração de residência assinada por um morador do mesmo endereço.

Passo a Passo para o Pré-cadastro

Para agilizar o atendimento, é possível realizar um pré-cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web, disponível em cadunico.cidadania.gov.br. O pré-cadastro é opcional e pode ser realizado antes de comparecer a um posto de atendimento. Durante o pré-cadastro, é necessário informar alguns dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF, escolaridade, entre outros.

Finalização do Cadastro e Entrevista

Após realizar o pré-cadastro, é necessário comparecer a um posto de atendimento ou ao CRAS mais próximo para finalizar o cadastro. Durante a entrevista de cadastramento, o responsável familiar deve declarar as informações de todos os membros da família, como renda, escolaridade, trabalho, entre outros. É importante levar todos os documentos de identificação e comprovantes de renda e despesas da família.

Averiguação e Atualização Cadastral

Após a finalização do cadastro, é possível que a família seja selecionada para uma averiguação cadastral ou para uma atualização dos dados. A averiguação cadastral é uma análise dos dados declarados pela família, com o objetivo de verificar se as informações são verdadeiras. Já a atualização cadastral é uma revisão dos dados da família, com o objetivo de manter as informações atualizadas. Em ambos os casos, a família deve comparecer ao posto de atendimento ou ao CRAS mais próximo para fornecer as informações solicitadas.

Benefícios e Gestão do Cadastro Único

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo federal conhecer as famílias de baixa renda no Brasil e suas condições socioeconômicas. Ele é operacionalizado pelas prefeituras de forma gratuita e é um dos principais instrumentos para a inclusão de famílias em programas sociais do governo federal.

Programas Sociais Vinculados

Alguns dos principais programas e benefícios federais que utilizam o Cadastro Único são o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira da Pessoa Idosa. O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O BPC é um benefício assistencial concedido a idosos e pessoas com deficiência que não têm condições de prover sua subsistência. A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de luz para famílias de baixa renda, enquanto a Carteira da Pessoa Idosa garante a gratuidade ou desconto em passagens de ônibus interestaduais.

Acesso e Controle de Informações

Para se cadastrar no Cadastro Único, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. É possível também fazer o cadastro online pela versão web ou pelo aplicativo Meu CadÚnico. Após o cadastramento, é possível acessar o comprovante de cadastramento ou inscrição pelo site do Ministério da Cidadania ou pelo aplicativo Meu CadÚnico.

As informações fornecidas pelas famílias no Cadastro Único são sigilosas e só podem ser utilizadas para fins de concessão de benefícios sociais e políticas públicas. O acesso e controle das informações são realizados pelo Ministério da Cidadania e pela Dataprev, que são responsáveis pela gestão do Cadastro Único.

Canais de Atendimento e Suporte

Caso haja dúvidas ou problemas com o Cadastro Único, é possível entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania pelo telefone 121 ou pelo formulário online. Também é possível buscar suporte técnico pelo telefone 0800-707-2003 ou pelo email [email protected]. Além disso, os CRAS também oferecem atendimento presencial para esclarecer dúvidas e auxiliar no cadastramento.

 

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Hélio Anacleto dos Santos Há 2 meses Guarulhos sp Acho que não querem que nós humildes saiba usar,, muito difícil de entender
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