Seria um retorno do Insurgência Sertaneja ou foi apenas um sonho vivido por poucas horas no Bar da Val?
Ver Maycol Mundoca, Jéssica Carvalho, Pedro Calota e João Costela juntos nesse último sábado no Bairro Abadia revelou o quanto o Bando da Insurgência Sertaneja faz falta aos nossos dias. Ali na calçada em frente ao Bar da Val, entre cervejas, saudades e canções, a saudade apertou um cadim mais no peito.
Canções como : Anarcopeste, Arthemis, Meu sotaque minha sina, Descalços no amanhecer, Lenha do meu fogão ecoavam entre as cadeiras de plásticos, custosas a suportar o peso nostálgico dos dias longe desses músicos.
Da formação inicial faltou Karine Rodrigues nesse encontro marcado pelo saudosismo descarado. Esquecemos! Esquecemos o quanto o outro faz morada em nós. Esquecemos o quanto as pessoas marcam nossas vidas. Mas basta um cantadô dedilhar os primeiros acordes que todo sentimento retorna ao corpo.
Foram dois anos de banda, mas nem parecia, pois o modo como os insurgentes tocavam era uma pura demonstração de sintonia, envolvimento e amor. Maycol diz que a "Insurgência não era uma banda, mas sim um bando!". Talvez essa definição explique muita coisa. Cada um deles ao juntar-se ,ao aquilombarem, provocam uma energia de mutação poética/musical/cultural. Separados são maravilhosos, mas juntos é uma formação absurda de musicalidade que entranha na alma.
É mordida de cachorro que deixa cicatriz, não se esquece nunca! Somos e fomos marcados por essa infinidade de ritmos fundidos nessa forja de originalidade. Minas Gerais, Pará e São Paulo! Carimbó, os modão, poesia e cantoria num mesmo bando! Seria uma volta? Não sei, mas se perguntarem para Aline Bonfim, Agnes Maria, Renata Reis, Paula Karine, Luciene Oliveira, Dani, Nati e Diego, Dom e Tia Elaine, a resposta é afirmativa! Mas tudo tem seu tempo ,suas demandas, suas encruzas de atravessamentos.
""Eu vou me embora sem me despedir""
Odeio despedidas! Odeio me despedir daquilo que me constitui em raízes profundas. Foram poucas horas em frente ao Bar da Val!
""Se despedir eu choro, chorando eu não posso ir!""
Saímos de perto do bando com a certeza de retorno, de reencontro, de reconexão às canções e prosas entradas na gente, nessa corcova de carregar uma espera sabe se lá quando será! Esse bando é parte da memória de outros insurgentes, outros surgidos depois das vozes de Maycol, Pedro, Jéssica, João e Karine.
Siga:
Maycol Mundoca @pro.Maycol
Pedro calota @pedro.calota
Jessica Carvalho @nordestina_acucena
João Costela @joao.costela
Karine Rodrigues @krfirminoir
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 20° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Chuva