Olá, leitorxs!
Gostaria de aproveitar que estamos no mês do Orgulho LGBTQIAPN+, para compartilhar com vocês um daqueles encontros especiais que a vida nos proporciona.
No dia 08/03 desse ano, fui convidada por uma amiga para dar uma palestra sobre os direitos das mulheres na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia. Chegando lá, fui recebida pela professora Ana Luz Flores Silva, professora de Filosofia e a responsável por organizar as atividades para que os alunos enxergassem o dia das mulheres muito além de flores e chocolates.
Enquanto aguardávamos o restante dos alunos para que as atividades começassem, a professora Ana Luz entregou para cada pessoa na sala, uma impressão com um texto de sua autoria:
QUEBRANDO BARREIRAS
Arranquei das minhas entranhas os desejos escondidos
As víceras mais profundas estavam obscuras
As minhas asas da liberdade não emergiam
Era, um ser obscuro, num profundo mar escuro
Não cantava, não corria, só me escondia
Tinha medo de ver meus segredos revelados
Atordoada, vivi décadas
Sem me ver espalhada no mundo
Nova, mas velha em mim
Carrancuda, cabisbaixa, num silêncio estarrecedor
O silêncio era dor
Os meus olhos não me enxergavam
Presa ao medo da minha vida vazia
ATÉ QUE UM DIA ME DESCOBRI
Como sorri, vivi, cresci, alcei voos
Alcancei toda a liberdade de ser quem eu sou
Sou
Guerreira
Uma mulher das estrelas
Hoje sou LUZ
Entrego-me em abundância e não tenho mais medo
Não tenho mais segredos.
Eu fiquei muito emocionada. Eu estava em um ambiente que eu amo, que é a escola, para falar de um tema muito importante, fui recebida por uma professora incrível de Filosofia, e que por acaso era uma mulher trans, organizando atividades para o dia das mulheres na escola e compartilhando conosco um texto lindo sobre o seu processo de se reconhecer mulher. Nossa, como eu amo juntar o acaso e os encontros!
Professora Ana Luz, obrigada por esse encontro, por ter compartilhado um momento tão importante da sua vida e por permitir que seu texto estivesse aqui na coluna hoje. Que muitas outras pessoas possam sair da escuridão e encontrar essa luz, que é a liberdade de serem quem são.
Obrigada e até a próxima semana!
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 20°
Chuva