15°C 28°C
Uberaba, MG
Publicidade
Anúncio

Abertas as inscrições para capacitação de profissionais no Programa Miguilim

Com 5 mil vagas disponíveis, interessados têm até o dia 17/6 para garantir a oportunidade

11/06/2024 às 17h38
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

As inscrições para a capacitação de profissionais de educação e de saúde que irão atuar no Programa Miguilim - Saúde Ocular dos Estudantes estão abertas até o dia 17/6. Iniciativa conjunta das secretarias de Estado da Saúde (SES/MG) e de Educação (SEE/MG) , o programa busca preparar profissionais para abordar questões relacionadas à saúde ocular entre os estudantes de toda a rede pública de Educação Básica.

Profissionais da saúde e da educação da rede pública de ensino básico podem se inscrever por meio  deste link  para participar da Turma 1. A formação acontecerá de 18/6 a 18/7, com um total de 5 mil vagas disponíveis.

O curso, com uma carga horária de 20 horas, será ministrado on-line, na Plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG e abrange temas como normativas gerais, estratégias de promoção e prevenção da saúde ocular, procedimentos de triagem, fluxos de atendimento e registro de atividades. Será exigido um aproveitamento mínimo de 70% para a certificação dos cursistas, que será emitida na mesma plataforma.

Programa Miguilim

O Programa Miguilim é uma iniciativa da SES/MG e SEE/MG, instituído pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.284, de 25 de julho de 2023. Por meio do programa, será possível ampliar as ações de promoção e prevenção de agravos em saúde auditiva e saúde ocular no âmbito escolar nas escolas públicas em todo o estado.

O programa visa a realização de triagem auditiva e visual no ambiente escolar, favorecendo a identificação precoce de alterações auditivas e visuais, além de ampliar a abrangência na atenção especializada para a realização de exames oftalmológicos e auditivos e consultas especializadas em otorrinolaringologia e oftalmologia.

Além dos exames clínicos especializados, o Miguilim também prevê a concessão de óculos para todos os educandos que tenham indicação, de forma a propiciar a melhor acuidade visual possível.

O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias