Não é de hoje! Sábado passado no Bairro Estrela da vitória aconteceu o Slam Gameleira. Uma edição marcada por poesia falada e apresentações de Ysaac Rap e Brava Rima. Não é de hoje que penso em escrever sobre uma das integrantes do grupo de Rap Brava Rima (DJ Denis Jay, Jhonny Mc e Dandara).
Dandara traz consigo uma força poderosíssima no microfone, na voz, nas palavras, no olhar. Uma Mc que lembra-me outras Mc 's que nasceram antes dela numa luta diária de representatividade. Dandara é presença marcante, é desses tambores que tocam uma cantiga carregada de mensagens de força ancestral.
Ver, escutar, Dandara é oportunizar vislumbrar alguém tão brilhante tanto nas palavras quanto na performance. Ver Dandara é sentir na pele que o Hip Hop é pra todas e todes! Desde a primeira Mc até aquela que ainda não nasceu, o Rap apresenta-se como uma gira de encontro de encantadores da palavras rimas no terreiro Hip Hop.
De Zanza a Dandara! A voz de Dandara articula conhecimento, representatividade e inspiração para que outras jovens Mc's sejam acolhidas e acolhides nesse quilombo de confluências.
Quando escuta-se Dandara, algo bem nas profundezas, do interior desse cerradoAlma revolve uma camada profunda de esperança num porvir mais generoso com nossa comunidade. Dandara é espelho, espelho de Oxum, espelho de riqueza vocal que nada teme, nada treme diante do microfone. Para ela, o palco é esse chão de terra batida percorrido por seus ancestrais numa continuidade de resistência e exemplo.
O canto de Dandara acentua-se pela disposição em agir,em aprender, em estudar, haja visto que a tarefa de ser Mc é uma labuta para uma vida toda. Ser Mc é ser Mc a todo momento. Ser Mc no silêncio da escuta, ser Mc na tarefa em saber quem veio antes e depois, ser Mc para o individual e coletivo. Dandara é brilhante! Reflete uma luz interna potencializada na posse das palavras. Que mais Dandaras possam escolher seus caminhos, suas encruzas. Que mais Dandaras possam cantar suas próprias histórias, seus enredos, suas métricas poderosas.
A Brava Rima de Dandara é conciliar passado e presente numa construção diária. A poesia dessa Mc assenta-se num misto de raiz e modernidade, de flow afiado e narrativa pensante. Dandara se faz presente, dentro e fora dos palcos. Eu te garanto que é impossível passar despercebido o brilho que Dandara emite em cada trecho de rap cantado e entoado ao lado de DJ Dennis Jay e Jhonny Black.
DJ KL Jay diz que ‘’o hip hop é um movimento espiritual’’ em algum trecho de entrevista na net. Acredito também no mestre! Acredito que somos interligados e navegamos neste mesmo mar caudal! Somos madeira erguida para construir paliçadas contra o mundo racista e pontes que interligam gerações de Mc´s. O espiritual do Hip Hop é crer que Dandara existe, porque existiram outras Dandaras anteriormente. Dandara reflete luz, poesia e fé num hoje mais próspero!
Para conhecer Brava Rima: @bravarima
Para conhecer Dandara: @dandara3987
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 27°
Chuva