Prefeitura- coronavírus
Mosaic
Cuidados

Cuidados com a pele masculina

Os homens produzem mais o hormônio testosterona, o que faz com que a pele tenha características específicas

10/03/2020 06h00
Por: Redação

Pode parecer bobagem, mas homens também precisam manter uma rotina de cuidados específicos com a sua pele se quiseram mantê-la bonita e saudável. As diferenças entre a pele masculina começam nos hormônios, passam pela barba – que é responsável por ajudar a proteger o rosto da radiação solar e outras agressões -, pela sua textura, espessura e densidade, que também são diferentes. De acordo com a esteticista Ângela Coelho, os homens produzem mais o hormônio testosterona, o que faz com que a pele tenha características específicas.

“Os cuidados com a pele masculina são essenciais. O rosto do homem tem características únicas, como pele mais grossa, áspera e seca, e isso requer uma atenção”, releva. O primeiro cuidado é com relação a higienização. Como eles tem tendência a oleosidade, lavar o rosto diariamente, com o sabonete adequado, ajuda a controlar o problema. Após higienizar, o importante é aplicar protetor solar. Sim, homens também precisam proteger a pele do sol. Segundo a especialista, é ele que ajuda a prevenir manchas, queimaduras, o aparecimento precoce das rugas e o câncer de pele.

Usar hidratante específico para seu tipo de pele também faz diferença. Uma pele desidratada, por exemplo, produz ainda mais oleosidade; por isso, hidrate-a. Outra dica de cuidado é quanto a esfoliação. “Homens não costumam fazer esfoliação no rosto, mas ao aderir a prática, ele vai retirar a pele morta, evitar alguns problemas como pelos encravados e a foliculite – inflamação de pelos encravados -, e notar que a pele vai ficar mais macia e agradável, sem aquele aspecto tão seco”, complementa.