Coluna

Prata da casa é sempre ouro

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

15/08/2019 06h00Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

Na próxima semana a cidade recebe o Circuito Jazz Uberaba, um grande evento que reúne nomes consagrados do Jazz no Brasil e no mundo. Para alguns isto pode não ter importância, mas são estas atividades que transformam a cidade. Reconhecer e valorizar os eventos que acontecem em Uberaba é dever de todo cidadão para a construção de uma cidade mais desenvolvida. Tem que partir dos próprios uberabenses o sentimento de pertencimento, de orgulho e valorização do que temos de melhor, só assim esta percepção ultrapassará fronteiras. Se nem nós falarmos bem de Uberaba, quem falará? Quem visitará, quem apoiará, quem realizará algo? Não há salvadores da cidade, investidores anjos que cairão do céu nas terras zebuínas. Não podemos esperar e nem devemos, que de fora para dentro surja crescimento, é impossível. Dessa forma convido cada cidadão a participar, não apenas do Circuito Jazz Uberaba, mas de todos os eventos uberabenses, a cidade do zebu, do Chico, dos dinossauros, pode ser a cidade das artes, do teatro, da dança, da economia forte, do turismo atrativo, da saúde, da educação, da segurança para todos! E pode também ser a Cidade Jazz, basta querermos. A prata da casa tem que ser ouro. 

 

 

CIRCUITO JAZZ MOVIMENTA UBERABA COM SHOWS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE 21 A 26 DE AGOSTO

Programação gratuita de shows nacionais e internacionais vão transformar Uberaba na Cidade Jazz de 21 a 26 de agosto com Circuito Jazz Uberaba 2019. Apresentado pela Tamanduarte Produções, o Circuito vai unir artistas de renome do Jazz em bares e pontos culturais de Uberaba com vinte apresentações especiais em 11 locais diferentes com a parceria da Codau, Prefeitura de Uberaba/Fundação Cultural e Eisenbahn. Todos os shows são gratuitos, com entrada solidária de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza para instituições sociais de Uberaba.  

De acordo com o produtor executivo Leonardo Félix, o Circuito Jazz Uberaba é a confluência de uma série de eventos e apresentações de música instrumental que vem ocorrendo em Uberaba nos últimos 20 anos. “Nossa proposta é unir músicos em um grande intercâmbio cultural para levar o melhor do Jazz ao público. Teremos uma programação versátil, democrática e para todos, em espaços que vão integrar outras vertentes de arte”, revela o produtor.

O Circuito Jazz Uberaba tem caráter inclusivo em todas as nuances do festival, desde sua concepção, que é feita de forma colaborativa, até o trabalho de integração dos envolvidos, passando pelo trabalho de popularização do Jazz. O objetivo é possibilitar o acesso por diferentes públicos, inclusive por meio de ações sociais que são feitas durante o Circuito, como doação de alimentos e oficinas de musicalização para beneficiários de instituições sociais parceiras.

Neste ano a Tamanduarte lança, além disso, a hashtag #UberabaCidadeJazz. Sua proposta é ressaltar a tradição da cidade em ter o jazz presente no cenário musical há mais de 20 anos, toda segunda-feira, em um dos bares tradicionais que receberá o circuito – a Choperia Archimedes. Pela hashtag o público poderá acompanhar toda a programação e os registros especiais dos shows.

 

PROGRAMAÇÃO

O primeiro show do Circuito, que abre o cronograma no dia 21 de agosto (quarta-feira), apresentando Ney Conceição Big Band no Teatro SESIMINAS Uberaba a partir das 20h. O show faz parte da turnê que celebra 30 anos de carreira do músico, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira e internacional pelo Brasil e pela Europa. Neste show, Ney Conceição viaja pelo país elencando grandes músicos regionais à formação da sua Big Band.

Também no dia 21, o Circuito fecha a noite com o show de Jambalaio a partir das 21h30 no Geremias, em frente ao Teatro SESIMINAS.  Na quinta-feira, dia 22 de agosto, o Circuito Jazz celebra o talento feminino no 2º Encontro ABCZ Mulher – Diversidade no mundo dos negócios: o insight feminino e suas conexões, na ABCZ a partir das 19h. A atração é Fabíola Beni Trio, a partir das 21h, uma formação musical totalmente de mulheres. Simultaneamente, no Biergarten, o público vai curtir Di Stéffano Quarteto e DJ Panta. No dia 23, sexta-feira, o encontro será na Estação Gourmet com o duo Laís Carvalho e Pedro Pio e ainda o show internacional de Davide Trio, diretamente da Itália. Davide Logiri traz no currículo uma carreira de concertos que o levou a tocar em vários países europeus, Rússia, Estados Unidos, Argentina e no Brasil, com apresentações em importantes clubes de jazz e festivais de prestígio.

No sábado (24) o Circuito Jazz Uberaba traça a rota musical do meio dia até o final da noite. O encontro começa na Choperia do Mário às 12h, com Adriana Francisco tocando Noel e Cartola, e às 16h a música será no palco da Concha Acústica, que recebe o Quarteto Jazz Mineiro, a atração internacional Ale Demogli Quarteto da Argentina e ainda Douglas Oliveira, que convida Maurício Winckler. A noite fecha comandada por Breno Mendonça Quarteto e DJ Panta na Casa di Giulietta, a partir das 21h.

 

JAZZ NO PARQUE

O domingo (25) também será animado com programação do Circuito Jazz a partir das 11h no Parque das Barrigudas. O público vai apreciar repertório de alto nível comandado por Urutu Trio, Tiago Martins Quarteto e Arismar do Espírito Santo, nome consagrado no meio musical e referência em vários instrumentos, convidando Ezequiel Piaz. Quem encerra o repertório é Juarez Moreira Trio, um dos maiores violonistas e guitarristas brasileiros.

A noite de domingo convida o público para um encontro especial no Laboratório 96, apresentando uma “Jam Session” comandada por Eduardo Machado e DJ Bru Buzzolo. O Circuito Jazz termina na segunda-feira, fechando a programação com Juarez Moreira Trio às 20h, na Choperia Archimedes.

Para acompanhar todas as informações e detalhes da programação, o público pode acessar o site oficial www.circuitojazz.com. A página oficial do evento é facebook.com/circuitojazz, e o Instagram é @circuitojazzuberaba. Siga a #uberabacidadejazz

 

Quarta, 21 de agosto 

de 2019

20:00 - Ney Conceição Big Band - Teatro SESIMINAS UBERABA

21:30 - Jambalaio – Geremias

 

Quinta, 22 de agosto 

de 2019

21:00 - Fabíola Beni Trio - 2º Econtro ABCZ Mulher (Centro de Eventos)

21:30 - Di Stéffano Quarteo + Dj Panta - Biergarten

 

Sexta, 23 de agosto de 2019

20:00 - Laís Carvalho & Pedro Pio + Davide Logiri Trio (Itália) - Estação Gourmet

 

Sábado, 24 de agosto 

de 2019

13:00 - Adriana Francisco, Especial Cartola e Noel - Choperia do Mário

16:00 - Quarteto Jazz Mineiro - Concha Acústica

17:30 - Ale Demogli Trio (Argentina) - Concha Acústica

19:00 - Douglas Oliveira convida Maurício Winckler - Concha Acústica

21:00 - Breno Mendonça Quarteto + Dj Panta - Casa di Giulietta

 

Domingo, 25 de agosto 

de 2019

12:00 - Urutu Trio - Parque das Barrigudas

13:30 - Tiago Martins Quarteto - Parque das Barrigudas

15:00 - Arismar do Espírito Santo convida Ezequiel Piaz - Parque das Barrigudas

16:30 - Juarez Moreira Trio - Parque das Barrigudas

17:00 - Jam do Eduardo Machado + Dj Bru Buzzolo - Laboratório 96

 

Segunda, 26 de agosto 

de 2019

20:00 - Juarez Moreira Trio - Choepria Archimedes

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias