Quero começar fazendo hoje uma declaração de amor à Espanha e dizendo que acho que é um dos países mais lindos do mundo. Rico em história , arte e culinária. É um pais que produz e já produziu importantes celebridades nos diversos cenários artísticos e culturais. Para citar alguns, destacaria Picasso, Zubarán, Velasquez, Goya, Joan Miró, Salvador Dali, na pintura. Miguel Cervantes, Federico Garcia Lorca, Manuel Vasquez Montalban e Arturo Péres-Reverte na literatura. Arquitetos famosos como Juan de Villanueva, Narciso Tomé, Antoni Gaudi e Santiago Calatrava , só para citar alguns. E a gastronomia? Essa é outra maravilha à parte! Não só em opções de pratos deliciosos , como em chefs de especial grandeza e premiadíssimos , a exemplo de Ferran Adriá e Albert Adriá ou ainda Quique da Costa, Paco Roncero, Elena Arzak, Carme Ruscalleda e mais uma dezena de outros de igual sabedoria e competência na arte de cozinhar. A culinária espanhola é referência no mundo, com pratos singulares como a Paella Vallenciana, o Jamón, as Tortilhas Españolas, as Tapas e Batatas Bravas, o Pulpo a La Gallega, o Gaspacho, ou os doces Marzipã, Creme Catalana e Leche Frita, entre dezenas outras delícias.
A Uva Airen
Mas como o nosso assunto por aqui é vinhos, não podia ser mais apropriado falar da Espanha, país do velho mundo, que tem no vinho uma de suas grandes riquezas e tradição, cuja história vitivinícola, remonta a milênios. E neste quesito é bom que se saiba, que a Espanha hoje, é o país que tem a maior área plantada de castas do mundo, tanto daquelas viníferas conhecidas de todos nós, que fazem sucesso na França e no resto do mundo , como as castas autóctones, do próprio país. Uma destas castas é a Airen, e é dela que vamos falar hoje. Você já ouvia falar dela?
Esta casta branca, segundo os números, ocupa cerca de 32% da área cultivada de uvas na Espanha e cerca de 280 mil hectares no mundo. Acredita-se que a cepa é uma das mais antigas utilizada na elaboração de vinhos brancos espanhóis. Ela ocupa maior área de produção do que as tradicionais tintas espanholas como a Tempranillo e Garnacha, por exemplo, que são bem difundidas no mundo do vinho.
A razão por ser pouco conhecida no mundo, se deve em grande parte à destinação de sua produção, que é para a elaboração de destilados, sendo inclusive, o principal ingrediente do Brandy Espanhol. Mas a casta Airén pode originar vinhos brancos bastante interessantes e originais.
Características
A Airen é uma variedade muito produtiva, possui forte resistência a pragas e excelente facilidade de adaptação a climas bastante quentes e secos. A maior parte dos vinhedos desta uva encontra-se na região sul do país espanhol, principalmente em Castilla- La Mancha, mas pode encontrarf o cultivo em outras regiões do país como Andalucia, ,Valência e Madrid.
E mesmo sendo resistente, os vinhedos de Airén precisam ser plantados com um grande espaçamento entre as plantas, sem condução (chamado plantio em arbustos), para elas não competirem pela pouca umidade do solo, já que a região de Castilla -La Mancha é muito seca e quente no verão (pouca oferta de água) e muito fria no inverno. .
Sem grande complexidade aromática, pode-se encontrar cítricos, maçã verde e nozes, mas sua principal virtude está em manter elevados índices de acidez (frescor!) mesmo quando a uva é colhida já bem madura. Em resumo, seus melhores vinhos são frescos.
Com a Airen produz-se vinhos brancos monovarietais jovens e também em blends com outras castas. A tendência de avanço do cultivo e produção desta uva é diminuir com o tempo.
Os Vinhos de Airén
No passado os vinhos elaborados com a Airén tinham baixa qualidade e eram bem desinteressantes, mas hoje, com o uso de métodos de curta maceração e fermentação a baixas temperaturas têm proporcionado vinhos bem refrescantes, frutados e equilibrados de excelente qualidade. A principal caraterística deste vinho é o frescor, uma cor pálida amarela com leves reflexos esverdeados e bem gastronômicos, que podem tanto acompanhar pratos com diferentes frutos do mar, assim como, com carnes brancas e saladas. Ou pode ser apenas uma boa companhia nas tórridas tardes e noites de verão á beira de uma piscina. O vinho elaborado com a variedade Airén tem um teor alcoólico médio de 13'1º e uma acidez média de 5'3 g / l. Os aromas mais associados a esse vinho são maçã e pera, além de frutas cítricas como limão.
Harmonização
Para harmonizar a dica é uma Paella “ brasileira”, não a tradicional espanhola ( frango, coelho, alcachofras, ervilhas, pimentões, tomates, acafrão...), mas a com frutos do mar .
Dica de Vinho
BAYANEGRA AIRÉN BRANCO
País: Espanha
Região: Albacete
Marca: Bodegas Celaya
Uva: Airén
Teor alcoólico: 12%
Volume: 750ml
Tipo de Embalagem: Garrafa
Classificação: Seco
Tipo: Branco
Harmonização: Excelente como aperitivo, acompanhando tapas e peixes.
Gustativo: Bastante fruta no palato e com uma boa acidez.
Olfativo: Aromas florais.
Visual: Amarelo Palha Claro.
Temperatura: 8 ºC a 12 ºC
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 27°
Tempo limpo