Mosaic
Prefeitura- coronavírus
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

12/03/2020 06h00
Por: Redação

GRAMÁTICA INSENSÍVEL EM TEMPOS SOMBRIOS

Na última conversa que tivemos apenas as lágrimas falaram. Escorrendo pelas expressões indefinidas que nossos rostos franziam, em um diálogo silencioso e frio sobre decisões secas e amargas. A voz se perdeu entre o molhado e salgado lacrimejar incessante, e já não havia substantivos. Era impossível nomear sentimentos rompidos. Não havia adjetivos, porque todas as qualidades e defeitos foram substituídos. Não havia nem artigos, o que era definido tornou-se indefinido e o contrário igual.

Ainda assim pronomes conquistavam e confirmavam o egoísmo de mundos separados pelas distâncias oblíquas de retos advérbios inexistentes. Também não havia mais verbos, todas as ações cerraram-se. Infinitivos finitos que marcavam mais pontos do que vírgulas. Lágrimas, ingênuas, não sabem ortografia, acentuam-se erroneamente entre opostos, sem seguir nenhuma regra, ora pelo acelerado batimento de exclamações, ora pelo freio duvidoso das interrogações, e constantemente pelas reticências inacabadas por onde mais encontram seus caminhos.  Porém, na última que conversa que tivemos não houve nenhum acordo, apenas as lágrimas falaram enquanto os corpos silenciaram e os corações calaram antes do último ponto final.

 

DEFINIDOS OS SHOWS DA 86ª EDIÇÃO DA EXPOZEBU

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Junior, promoveu na noite de ontem, o lançamento da 86ª edição da ExpoZebu, o maior e mais importante evento da pecuária nacional. A ExpoZebu/2020 acontece no período de 25 de abril a 3 de maio. O evento terá como tema ”Zebu para sempre - A Revolução da Pecuária Brasileira”, reunindo no Parque Fernando Costa, nos leilões oficiais, shoppings e eventos paralelos, criadores e visitantes do país e do exterior, shows dinamizando também os demais segmentos da economia uberabense. A grade de shows foi anunciada com: dia 30/04 - quinta-feira, véspera de feriado: Marilia Mendonça + DJ Samhara; 1º/05 - sexta-feira: Zé Neto & Cristiano + DJ Eme; 2/05 - sábado: Maiara & Maraisa + Yasmin Santos; e 3/05 - Enzo Rabelo + Patati Patatá Oficial. A agenda inclui dois artistas de Uberaba com expressão nacional, como parte das ações em comemoração aos 200 anos do município.

 

ALUNOS DO CENTRO CULTURAL SESIMINAS REAPRESENTAM ESPETÁCULO CÊNICO MUSICAL

Flores da Seca é um espetáculo que aborda o tema Sertão e trabalha a junção das áreas de artes unindo os alunos de balé clássico, contemporâneo, jazz, circo, teatro, musica e dança de salão, em sua concepção inédita. Foram mais de 80 pessoas envolvidas no planejamento, formatação, criação e execução, sendo que os alunos dos cursos tem desenvolvido desde Agosto a preparação e integração entre as áreas, fortalecendo a linguagem e unificando o desenvolvimento do elenco na pesquisa e encenação da história. O tema sertão trouxe uma riqueza cultural que abrange os territórios e se espalha por onde olhamos e sentimos. Ao acreditar que a identidade sertaneja está muito mais no povo do que no sertão. Flores da Seca é um espetáculo cênico musical que transita na força do povo sertanejo, suas raízes, sabores e sonoridades.. A reapresentação é gratuita e acontece no dia 15 de Março às 19h no Teatro Sesiminas Uberaba com entrada gratuita. 

 

LANÇAMENTO DO PROJETO SEXTA DO TEATRO COMEMORA SUCESSO COM REAPRESENTAÇÃO

O espetáculo “Segredinhos de Fulaninha e dona Coisa” será reapresentado nesta sexta, dia 13 de Março, pelo projeto Sexta do Teatro. O evento comemora o lançamento feito na última semana que foi sucesso de público. O projeto Sexta do Teatro é uma iniciativa de dez grupos teatrais que atualmente estão ativos no cenário cultural de Uberaba, e tem a finalidade primordial de propagar seus espetáculos para o público uberabense. A apresentação tem ingressos populares e acontece às 20h no Teatro Municipal Vera Cruz.  

 

NILTON PINTO E TOM CARVALHO EM UBERABA

A dupla de humor Nilton Pinto e Tom Carvalho se apresenta neste sábado, dia 14 de Março às 20h no Teatro Municipal Vera Cruz. Nilton Pinto e Tom Carvalho têm 26 anos de carreira. Começaram em Itapuranga, cidade do interior de Goiás, em 1993. Em seguida, vieram para Goiânia e com muita criatividade ficaram conhecidos no cenário nacional. Nesses anos, criaram e apresentaram 27 espetáculos em mais de 3 mil shows realizados. A dupla se dedica ao humor sem palavrões, feito para crianças e adultos.

 

TORNEIO DE POESIA FALADA ACONTECE EM UBERABA

Pelo segundo ano consecutivo o Slam Ondaka organiza o Slam Triângulo, o Torneio de Poesia Falada do Triângulo Mineiro. O objetivo é reunir os representantes de cada comunidade de slam do triângulo mineiro para uma troca de experiências que culmina nessa batalha de poesia. O evento acontece neste sábado, dia 14 de março as 16 h na Escola M. Esther Limirio Brigagão, no Residencial 2000. As comunidades de slam do triângulo mineiro são: Slam Ondakae slam ondaka de poemas curtos de Uberaba, Slam Duamô de Uberaba, Awañene Apoena Slam de Uberaba, Slam Abaeté de Uberlândia, Slam Zumbi dos Palmares de Ituiutaba, Slam Do Ponto de Patrocínio, Slam Phatos de Patos de Minas, Slam para Carolina de Sacramento Denis R. Balduino.  

 

GRUPO DE ESTUDO ARTE

O Atelie da imagem promove neste sábado, dia 14 de Março o grupo de estudo em Arte com o tema: Do moderno ao contemporâneo, texto de Katia Canton. Das 9h30 às 11h no próprio atelie que fica na Rua Major Eustáqui 76, sala 815. Para mais informações 34 999966434.

 

AGENDA CULTURAL DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA

De 12 a 15 de março | 2020

 

12/03 | Feira Gastronômica

Praça do Quartel | 20h

Atração musical: Pedro Henrique e Eduardo

 

13/03 | Feira Gastronômica

Praça Dom Eduardo | 19h

 

13/03 | Peça teatral: Segredinhos de Fulaninha e Dona Coisa

Direção: Cassia Magaly

Teatro Vera Cruz | 20h

Entrada: $30 inteira e $15 meia entrada; $10 antecipado

Informações de venda: Centro Cultural UFTM - (34) 3700-6548

 

14/03 | FeirArte

Praça Jorge Frange | 19h

 

15/03 | FeCult - Samba na Feira

Banda Sambasurf

Feira da Abadia - Av. Prudente de Morais | 11h

 

15/03 | Inauguração do Parque das Crianças

Atração musical: Trio Murupi

Leslye de Paula

Artistas do Circo do Povo

Parque das Barrigudas | 11h