Hoje, a programação inicia às 5h15, com a alvorada, na porta do Santuário, com a presença da Banda do 4º BPMG. Em seguida haverá missas de hora em hora, iniciando às 6h até as 17h. As celebrações deste dia 15 serão por intenção aos romeiros, devotos, arquidiocese e por toda a cidade de Uberaba.
Durante todo o dia, padres estigmatinos e diáconos darão a bênção das 7h às 16h. Também estarão dando confissão das 8h às 16h. O Santuário irá oferecer almoço a partir das 11h, com galinhada.
O auge da festa, a coroação, está marcada para acontecer a partir das 18h30, seguida de procissão. O percurso neste ano será rua Conde Prados, Barão da Ponte Alta, praça Thomaz Ulhôa, rua Capitão Domingos, rua José de Alencar, e retorno na praça da Abadia.
Após a procissão os devotos poderão participar da quermesse com bingo, leilão e barracas com comidas típicas, cachorro quente, caldos, churrasco, galinhada, salgados, torresmo com mandioca, cerveja, chopp, refrigerantes e sucos.
Vale lembrar que o dia 15 de agosto, além de ser o dia da padroeira de Uberaba, é um feriado na tradição católica por ser o dia da Assunção de Nossa Senhora, que representa a crença dos fiéis de que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e à vitória definitiva sobre todas as mortes. Assunção de Nossa Senhora significa que Deus reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos de Maria.