Desenvolvido pela MOS Technology, o processador MOS 6502 foi lançado oficialmente em 1975, transformando para sempre o setor da tecnologia. Nos anos seguintes, vários computadores incorporaram esse processador, como o Commodore 64 e o Commodore PET, no entanto, o mais conhecido entre eles foi o Apple II, lançado em 1977. O modelo criado pelos fundadores da Apple, Steve Wozniak e Steve Jobs, era vendido em duas versões, com 4 KB e 8 KB de memória RAM, e permitia que os usuários gravassem e carregassem programas a partir de uma fita cassete. Apesar disso parecer arcaico para os padrões de hoje, esse dispositivo foi uma grande inovação para a época, alterando a forma como os consumidores interagiam com os seus computadores pessoais.
Um dos responsáveis pela criação do MOS 6502 foi o engenheiro elétrico Bill Mensch, que trabalhou na MOS Technology entre os anos de 1974 e 1977. Engenheiro de design da equipe de desenvolvimento do processador, Mensch declarou durante uma palestra que o chip trouxe grandes alterações para todo o setor da tecnologia da informação.
Duas das maiores empresas de tecnologia da atualidade, a Apple e a Microsoft, foram diretamente impactadas pelo MOS 6502. E além de computadores pessoais, o chip também foi adotado pelo mercado de consoles de videogame, fazendo parte do Atari VCS e do Nintendo Entertainment System (NES).
Desse modo, não é exagero afirmar que os dispositivos modernos de hoje, que permitem navegar pela internet, assistir a filmes e vídeos, apostar online e ter a chance de jogar e ganhar no Spin Casino, só existem em decorrência do trabalho conduzido pela MOS Technology.
Além de ser aproximadamente quatro vezes mais rápido do que os seus principais concorrentes, o processador MOS 6502 também tinha um preço dez vezes mais baixo. Enquanto o Intel 8080 e o Motorola 6800 custavam cerca de US$ 200 na época, o MOS 6502 era vendido por apenas US$ 25. Para completar, o chip da MOS Technology ainda era mais fácil de ser usado, pois foi o primeiro a vir acompanhado de instruções de uso simples e didáticas.
Ainda de acordo com Bill Mensch, o que possibilitou os custos reduzidos do MOS 6502 foi uma técnica de fabricação inovadora, com a qual era possível desenvolver cerca de 10 vezes mais processadores de boa qualidade do que o método de fabricação usado pela concorrência. Como resultado disso, os concorrentes da MOS Technology precisaram se modernizar e oferecer preços mais atrativos, o que reduziu o custo dos processadores em todo o mercado.
Quase 50 anos depois de seu lançamento, o MOS 6502 ainda continua disponível por meio de uma versão revisada, mas são poucos os fabricantes que ainda o utilizam. No entanto, o chip permanece sendo um item muito valorizado por colecionadores, e também pelos fãs do desenho animado “Futurama”, por ser o mecanismo eletrônico que executa as atividades cerebrais do egocêntrico robô Bender.
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 29°
ChuvaMín. 18° Máx. 29°
Chuva