Eleita a diretoria

Eleita a diretoria executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Eleita a diretoria executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

15/08/2019 06h00
Por: Redação
Nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial gestão 2019/2021 é eleita
Nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial gestão 2019/2021 é eleita

A nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial gestão 2019/2021 foi eleita na noite de terça-feira na Fundação Cultural de Uberaba. Por unanimidade, Maria Abadia Vieira da Cruz é a nova presidente representando o seguimento cultural.  Professora aposentada, hoje trabalha em movimentos sociais. É voluntária do Lar da Caridade, antigo Hospital de Pênfico. Ernani Neri que representa o gabinete do prefeito ficou com a vice-presidência. O primeiro secretário é Luiz Fernando de Souza Miranda, que representa o seguimento da educação.

De acordo com Maria Abadia, a proposta dessa nova diretoria é focada no trabalho não só para os negros, mas também para as minorias.  “Trabalharemos com todas as minorias, como negros, índios, ciganos, dentre outros. Todos que precisarem das políticas públicas. As questões de gênero também vão fazer parte desse trabalho”.

A proposta de Maria Abadia está alinhada com o presidente da Fundação Cultural de Uberaba Ronaldo Amâncio. “É um Conselho de Igualdade Racial. Não podemos fazer pautas apenas para a comunidade negra. Acho importante, porque às vezes o negro pensa que o preconceito está só nele. Mas tem pessoas asiáticas, nordestinas e outras que também precisam de uma atenção diferenciada. Todos nós, independentes de cor, raça ou credo somos dignos de respeito, e somos cidadãos com direitos que devem ser respeitados”.

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial do Município de Uberaba (Compir) é um órgão fiscalizador e avaliador das políticas públicas que visem à promoção da igualdade racial, com o objetivo de combater o racismo e a discriminação racial, desconstruir preconceitos e reduzir as desigualdades raciais, inclusive nos aspectos educacional, econômico, financeiro, social, político e cultural.

A Lei nº 12.280/2015 que institui o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem por finalidade “propor políticas voltadas à promoção da igualdade racial, combate ao racismo e efetivação de ações afirmativas, visando à valorização e ao reconhecimento da participação histórica das populações negras e de outras etnias vulneráveis a discriminações, reconhecendo-as como agentes sociais de produção de conhecimento, riqueza, estimulando a preservação de suas manifestações”.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias