AFROEMPREENDEDORISMO
Não é novidade que as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Mas você sabia que o Brasil é um dos países da América Latina que mais se utilizam das redes sociais, ganhando cada vez mais adeptos nesses canais de comunicação e relacionamento?
As redes sociais, além de serem plataformas de entretenimento, são também ótimas ferramentas para fazer negócios. Isso porque o público que as utiliza, na maioria dos casos, também está sempre à procura de produtos ou serviços, e aproveita a comunicação das redes sociais, para ficar por dentro de promoções e novidades.
Por isso, as redes sociais são ferramentas muito importantes para todo tipo de negócio e estabelecer presença nelas é fundamental. Quer saber por que você deve investir nas redes sociais para empreender?
Redes sociais para empreendedores
Empreendedores, estando no início de seus negócios ou não, precisam estar cientes e preparados para os desafios que irão encontrar pela frente nas vendas de produtos ou serviços e na divulgação de sua’s marcas, principalmente as micro empresas online. E uma dessas ações é o uso das redes sociais para fortalecer e promover seus negócios.
Atualmente, as estratégias de marketing digital e de publicidade online fazem parte da rotina das empresas. E as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais nesse processo, tanto no auxílio em campanhas de vendas como na aproximação de seus públicos, trazendo retornos satisfatórios em termos de reconhecimento de marca e fidelização com clientes.
Mas porque usar as redes sociais?
Para começar a usar as redes sociais para empreender no seu negócio, você precisa entender o porquê de usá-las e como elas funcionam na prática. A seguir apresentamos alguns dos motivos pelos quais você deve usar as redes sociais nas suas estratégias para empreender:
1. Seu público com certeza está nelas
Você já deve saber que é preciso conhecer o público-alvo da sua marca, para assim, oferecer produtos e serviços que interessam a eles. Além de conhecê-los, é preciso ir até onde eles estão, e eles certamente estão nas redes sociais. Sabendo disso, você deve descobrir em quais redes sociais seu público se encontra, ou seja, quais ele usa, para então, estabelecer presença nelas, e assim ser visto por eles.
Além de atrair novos consumidores para sua marca, você poderá manter uma relação de fidelidade com as pessoas que já são clientes do seu negócio.
2. Publicação de conteúdos
As redes sociais são plataformas de interação e conteúdo, ou seja, não basta apenas estar presente nelas e não agir. Sua empresa deve fazer publicação de conteúdos que interessem o seu consumidor, lembrando que cada rede possui suas particularidades. Investir tempo e planejamento do que vai ser publicado nestes canais é fundamental para atrair a atenção da sua audiência, estabelecendo assim uma rotina de comunicação e relacionamento com eles nas redes sociais.
Estude as redes sociais que seu público utiliza, para assim, produzir os conteúdos adequados para cada plataforma. Cada uma tem suas características e comportamentos, logo, as estratégias devem ser diferentes para cada rede.
3. Interação também é importante
Como dito anteriormente, para alcançar êxito na utilização das redes sociais, além de estar presente onde o seu público está e fazer com frequência a publicação de conteúdos, sua marca precisa estabelecer uma relação com eles. Buscar interagir com seus usuários fará com que sua empresa fique cada vez mais próxima deles.
Portanto, estabeleça uma rotina para monitorar suas redes sociais e analisar curtidas, comentários, mensagens, menções e avaliações que sua empresa recebe, além, é claro, de respondê-las, para assim ter conversas e manter um relacionamento com seu público. Essa interação proporcionará um ótimo engajamento e ajudará a sua marca ficar mais conhecida.
4. Encontre o tom de voz certo
Como existem diferentes tipos de redes sociais, com diferentes funcionalidades e comportamentos dos públicos que as utilizam, a forma como sua empresa se comunica com eles deve ser de acordo com o perfil do seu negócio e das características que cada rede apresenta.
Conhecendo a forma que o público que acompanha suas redes sociais reage às suas publicações, você saberá como conversar com esse público, como tratá-lo e como manter uma comunicação mais acertada com eles.
5. Investimento baixo
As redes sociais, além de serem ótimas ferramentas de interação e de aproximação com o público de um negócio, dão a possibilidade de criar anúncios para alcançar ainda mais a sua audiência de forma segmentada, através de um baixo investimento. Isso ajuda muito a pequenos empreendedores que estão começando e possuem poucos recursos.
Mais importante do que gastar pouco anunciando nas redes sociais, é saber fazer os anúncios da forma correta. Estudar e conhecer as ferramentas é essencial para planejar e executar campanhas adequadamente, além de evitar o desperdício de dinheiro e conseguir alcançar ainda mais o seu público.
6. Maior visibilidade para seu negócio
Como as redes sociais são muito populares e utilizadas por pessoas ao redor do mundo, conforme suas ações forem colocadas em prática, seu negócio se tornará mais conhecido e alcançará mais visibilidade.
O seu negócio pode ficar conhecido por todo o Brasil e até no exterior, podendo encontrar clientes de vários lugares e ganhando assim, a preferência deles entre seus concorrentes. Basta ir aprimorando cada vez mais suas ações nas redes sociais para crescer gradativamente e assim obter resultados satisfatórios.
7. Analise tudo
Outro fator que não deve ser deixado de lado, é sempre analisar e monitorar o que você está fazendo nas redes sociais. Observe dados como: quantidade de postagens, alcance de publicações, melhores horários para postar, tipos de conteúdo, aumento de seguidores, quantidade de interações, entre outros.
É importante sempre observar esses pontos e fazer os ajustes necessários nas suas ações com base nos resultados obtidos, para assim poder melhorar o desempenho cada vez mais e não cometer os mesmos erros.
8. Saiba o que seu público pensa sobre sua empresa
Um dos grandes benefícios de usar as redes sociais, é a possibilidade de acompanhar e monitorar o que os seus consumidores falam sobre o seu negócio.
Nas redes sociais as pessoas adoram dar suas opiniões, fazer críticas, elogios, sugestões ou reclamações sobre qualquer coisa. Dessa forma, você saberá como melhorar suas estratégias e usar essas informações a seu favor, ajudando também a fortalecer o relacionamento com sua audiência.
Viu como é simples e tranquilo empreender nas redes sociais? Independente do tamanho da sua empresa, é possível começar um trabalho online. Quanto mais sua empresa investir em estratégias nas redes sociais, mais seguidores, interações e vendas irão acontecer. Não desperdice essa oportunidade!
O que motiva a Feira Negra seguir em frente são os expositores fieis ao projeto.
A Feira Negra Afro Cultural vai completar em setembro 5 anos de existência e de persistência no mercado em que se propôs trabalhar. Fizemos um Projeto com uma proposta de sermos diferente do que já havíamos vistos antes aqui na Cidade e em todo Pais. A nossa meta é de atender um nicho que não está sendo atendido como deveria e a Feira Negra continua com essa mesma posição e buscando renovação e inovação todos os dias.
Para que isso aconteça constantemente contamos com os nossos fiéis expositores e os mesmos contam com os fiéis clientes. Formando um ciclo virtuoso que vai para 5 anos. Podem ter certeza que a nossa meta para dobrar esse período já iniciou no começo do ano quando conseguimos registrar o CNPJ da Feira Negra.
Mas não basta ter só pessoas boas trabalhando e comprando da Feira Negra, é preciso que nós tenhamos os nossos produtos com qualidade, atendimento com eficiência e os preços competitivos com os nossos serviços. Buscamos essa excelência de trabalho todos os dias, mostrando, incentivando os nossos expositores e nossos parceiros. Somos conscientes de que a sustentabilidade da Feira Negra só se dá com muito trabalho e mãos unidas.
Falamos que estamos sendo bem monitorados pelo grande mercado
Os Sesi Minas é sem dúvida uma das maiores instituições do Sistema S do Brasil e tem uma bandeira a nível estadual e nacional muito grande. Quando eles entram no mercado é pra valer a pena estar junto deles.
Fomos procurados por eles para que a Feira Negra participe no dia 13 do Encontro de Empreendedorismo Cultural e Economia Criativa. Claro que aceitamos na hora.
Será um Seminário de um dia todo que vai valer todo o nosso esforço de participar. Na parte da manhã haverá Palestras com Professores do Sebrae, da Sala Mineira do Empreendedor e do Sesi Minas, à tarde terá um Mini curso de Estruturação de Produção Cultural, com Oficina de Produção e Gestão de Projetos Artísticos.
Oportunidades como esta não podemos perder e nem deixar pra outra oportunidade, vamos estar juntos para aprendermos cada dia mais.
Etá Cumpadi e cumadi, no dia 07 de Julho a nossa festa Julina pegou fogo de verdade
Pensa num povo bão, era os que tinha lá na nosso festa Julina. Foi a maior festança do Parque das Américas. Começamos era 10 horas em ponto a nossas apresentações e foi até as 16 horas. Muita gente bunita de se vê e dança também. Pois tivemos uma quadrilha do vai quem qué muito gostosa.
O que não podia faltar era as comidas e bebidas. Tinha milho, pamonha, cural, torresmo e até buchada de bode. A cervejinha com espetinho e pastel não faltou também.
Quando a quadrilha foi dançar as crianças foi o que mais chamou a atenção, elas não queriam para de dançar e brincar.
Tivemos o prazer de ter a apresentação do Renzo Reis que é um grande interprete do Parque das Américas, dou o seu recado.
Depois foi o nosso amigo André Silva que é do nosso Departamento Artístico e foi a vez dessas meninas que estão fazendo um sucesso por onde passa. As moreninhas. Elas simplismente encantam por onde passa e deixa saudade. Um gostinho de quero mais. Parabéns a todos os artistas presentes.
Foi um dia inteirinho dedicado para brincar e se divertir. Na próxima você não pode perder.
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