Pergunte a qualquer tutor e ele será categórico ao dizer que seu cachorro tem uma personalidade única – seu jeitinho especial. Embora seja verdade que cada pet tem suas características inconfundíveis, também é verdade que, nos cães de raça há certa influência na personalidade deles.
Afinal, é preciso lembrar que a maioria das raças de cachorro foram selecionadas para desempenhar determinadas funções. Nesse sentido, enquanto os cães de companhia são mais tranquilos e afetuosos, os de guarda deveriam obrigatoriamente suspeitar da presença de estranhos, por exemplo.
A seguir, conheça as raças de cachorro que ainda guardam uma personalidade forte herdada de seus ancestrais!
Apesar de muito parecido com o Shih-tzu na aparência, o Lhasa Apso é possessivo, territorialista, e costuma latir bem mais que seu companheiro oriental.
Isso se deve ao fato de que, originalmente, a raça era usada como guardiã dos templos tibetanos. Ou seja, era preciso que eles se mostrassem ariscos e que latissem na menor suspeita de perigo. Por seu tamanho e carisma, o Lhasa Apso é tido hoje exclusivamente como cachorro de companhia; papel que ele desempenha com muita habilidade! Mas é preciso ficar atento para que ele não se torne excessivamente possessivo e territorialista.
Outra raça muito popular como cão de companhia, o Beagle é curioso, aventureiro e independente. Ainda mais para tutores dispostos a estimular tais características, elas são muito fascinantes. Por outro lado, os cães de raça vêm acompanhados de outro traço de personalidade de cachorro que pode trazer dificuldades de convívio: a teimosia. Despertar a atenção do Beagle e adestrá-lo para responder a alguns comandos básicos pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, é fundamental que ela seja feita. Do contrário, é bem provável que o pet apresente comportamentos indesejados, como latidos excessivos e destruição das coisas.
Você deve se lembrar do cachorro visto no filme “Sempre ao Seu Lado”, no qual um Akita Inu continua à espera de seu dono depois de sua morte. De fato, os cães de raça são muito carinhosos, leais e companheiros.
Ao mesmo tempo, assim como o Beagle, o Akita também é dono de um temperamento teimoso e pode se tornar agressivo em algumas circunstâncias. Lembre-se de que, originalmente, eles eram fortes cães de caça.Por isso mesmo, é fundamental socializá-los e adestrá-los desde cedo. Além disso, a interação deles com crianças deve ser sempre supervisionada.
Mais um asiático para a lista, o Chow Chow é conhecido principalmente por sua língua azul. Mas ele bem poderia ser lembrado também por sua personalidade forte!
Originário da Sibéria e da Mongólia, ao longo da história essa raça de cachorro já exerceu diversas atividades, como cão de guarda e de tração e até como cachorro de briga.
Diferente do Beagle e do Akita, o Chow Chow aprende truques com facilidade. No entanto, ele é ainda mais arisco com estranhos e não costuma se dar muito bem com crianças, visto que é muito independente e prefere não receber muitos afagos. Vale lembrar que, embora a raça tenha influência no temperamento, o fator mais determinante no comportamento canino é a criação. Portanto, não deixe de adestrar e de sociabilizar seu amigo desde cedo!
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas