PMU
MEMÓRIAS DO 4º BPM

MEMÓRIAS DO 4º BPM DE UBERABA

Guido Bilharinho

Reflexões

ReflexõesArtigos diários

15/08/2019 06h00
Por: Redação

Desde 1909 atua em Uberaba o 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

Sediado no correr do tempo em diversos locais (rua Artur Machado esquina com Padre Zeferino e praça Frei Eugênio), fixa-se definitivamente desde 1947 em prédio próprio sito na praça Governador Magalhães Pinto, no alto do Fabrício.

A presente obra, editada em 1991 pelo Arquivo Público de Uberaba, de autoria do coronel Hely Araújo Silveira, um de seus comandantes, apresenta a história dessa corporação policial-militar até 1988, inicialmente efetuando levantamento histórico da própria organização militar no Estado desde seus primórdios, ainda no período colonial.

Em prosseguimento, enfoca as origens do 4º BPM, para, em seguida, focalizar, um a um, os comandos dos tenentes-coronéis que chefiaram e dirigiram a corporação, ressaltando, em cada uma das administrações, as principais ocorrências, entre elas os conflitos armados sucedidos na divisa do Triângulo com o Estado de São Paulo em 1930 e 1932 em torno da ponte de Delta no rio Grande.

Não só esses combates militares, porém diversos outros movimentos ou revoltas surgidos na conflituosa década de 1920 no país, nos quais atuou, direta ou indiretamente, o 4º BPM, também são relatados no livro, a exemplo da revolta paulista de 1924, do combate do Prata, do movimento armado de 1925 e de revolta em Paracatu.

Ao registrar essas ocorrências, o livro extrapola seu tema central, ampliando sua visão histórica para além dos limites operacionais normais do 4º Batalhão, para atingir patamares regionais e nacionais de alta relevância histórica.

Todo esse levantamento, comando por comando, é procedido de maneira objetiva e ordenada, demonstrando pacientes e minuciosas pesquisas assentadas em rica documentação, que ainda mais valoriza a obra.

Esgotada há anos a primeira edição, sua atual publicação no blog https://bibliografiasobreuberaba.blogspot.com, de acesso livre, permanente e gratuito, relança o livro novamente em circulação, permitindo que se conheçam as atividades da corporação policial-militar que há mais de um século integra, participa e contribui para construir a História de Uberaba.

 

Guido Bilharinho é advogado em Uberaba e autor de livros de literatura, cinema, estudos brasileiros, História do Brasil e regional editados em papel e, desde setembro/2017, um livro por mês no blog https://guidobilharinho.blogspot.com.br/

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias