Segunda, 20 de Janeiro de 2025 18:25
(34) 3334-4440
Cidade Cidade

Vinhos Mineiros premiados em Concurso Internacional

Vinhos Mineiros premiados em Concurso Internacional

19/07/2024 04h00
Por: Redação
Vinhedo da Vinícola Barbara Heliodora - Foto: Divulgação
Vinhedo da Vinícola Barbara Heliodora - Foto: Divulgação

Aos poucos o Brasil e os amantes de vinhos vão ganhando uma nova referência em vitivinicultura de qualidade no país. Onde antes só se ouvia falar em vinhedos e vinhos do sul, agora se ouve com muita frequência falar em vinhos do sudeste e até do Nordeste e centro –oeste! Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Brasília, começam a figurar no circuito do vinho nacional. Esta transformação só foi possível, graças a introdução de um sistema produtivo denominado Dupla Poda.
Aliás, esta técnica de plantio de uvas não é nova, podemos dizer que é centenária, já que o padre Zeferino Batista do Carmo, nos anos de 1800, na cidade de Uberaba, interior de Minas Gerais, já usava esta técnica para plantar as uvas portuguesas de variedade Baga, de onde saiam vinhos de muita qualidade, que tinha boa parte de sua produção, adquirida pelos donos do império. O vinho era tão bom, que tanto os nobres e seus convidados, se fartavam desta iguaria!
Mas hoje, a vitivinicultura na região sudeste, ganhou um impulso com a implantação da inversão do ciclo da videira ou Dupla Poda, uma iniciativa do pesquisador Murillo de Albuquerque Regina, ex- pesquisador da Epamig, que é hoje o responsável pela difusão da técnica e responsável pela primeira colheita, neste sistema, que acorrido em 2003.

Dupla Poda
Para elaborar esses vinhos finos de elevada qualidade, as vinícolas do sudeste utilizam a técnica de dupla poda da videira.
A inovação consiste em alterar a data da colheita do verão chuvoso para o inverno seco, por meio de duas podas anuais, ocorrendo em janeiro e agosto. Dessa forma, a época de maturação e da colheita das uvas é alterada para a estação fria e seca, período com menor incidência de chuvas e maior amplitude térmica, condições que favorecem a síntese de açúcares e compostos fenólicos, essenciais à qualidade das uvas.
Para melhor explicar, significa que nos meses de abril e maio, as plantas florescem, e entre julho e agosto, as uvas podem ser colhidas, quando o tempo na região está mais seco, com dias ensolarados e noites mais frias. Os resultados são tão animadores com grande potencial sucesso, que muitos produtores vem surgindo a cada ano que passa. Para melhor se organizarem e se tornarem cada vez mais, uma referência de qualidade, criou-se, assim, a denominação Vinhos de Inverno, transformada em marca coletiva na busca de fomentar o setor.

Alguns Números
1.000 hectares de área plantada com a técnica da dupla poda.
R$ 120 milhões gerados pelo segmento no ano.
Crescimento anual estimado de 250 hectares.
4 mil toneladas de uvas e 2,4 milhões de litros de vinho: capacidade estimada de produção anual com toda a área plantada.

A Consagração e o sucesso
Cinco vinhos de inverno da região Sul de Minas Gerais foram os grandes premiados no mais conceituado concurso internacional da bebida: o Decanter World Wine Awards 2024. O resultado da 21ª edição, realizada de 06 a 11/05 em Londres, foi divulgado no dia 19/06.
A competição é organizada há 20 anos pela publicação inglesa Decanter. Neste ano, cerca de 18 mil rótulos do mundo todo foram avaliados, entre eles 137 brasileiros, sendo que os três melhores colocados do país são mineiros. 

Veja a lista entre os 10 primeiros lugares:
1º lugar) Barbara Eliodora (MG) – Barbara Eliodora Syrah, safra 2023;
2º lugar) Casa Geraldo (MG) – Gran Reserva Cabernet Franc, safra 2021;
3º lugar) Casa Geraldo (MG) – Gran Reserva Syrah, safra 2021;
6º lugar) Casa Geraldo (MG) – Gran Reserva Viognier, não safrado;
7º lugar) Sacramentos (MG) – Sabina Syrah, safra 2023.

Harmonizando com vinhos da Uva Sirah
Esta é uma uva Francesa, muito versátil na hora de harmonizar com comida, especialmente carnes e massas. Em relação às carnes, o vinho com Syrah, do novo mundo, combina com os assados como pernil de cordeiro, churrasco de carne de boi, pratos com porco ou aves. De preferência quando nas carnes são usados temperos marcantes como alho, cebola, alecrim, pimenta ou tomilho, por exemplo.
A culinária mineira é muito rica e muitos pratos feitos com carne de porco são famosos e combinam perfeitamente com os vinhos da uva Sirah. Um deles, o tradicional feijão tropeiro com bacon, torresmo, couve e ovo é imbatível!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carlos Alberto Pereira
Sobre Carlos Alberto Pereira
Enófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446
Uberaba, MG
Atualizado às 17h10
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

27° Sensação
1.04 km/h Vento
67% Umidade do ar
100% (1.69mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 19° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Amanhã (22/01)

Mín. 19° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio