Preocupado com a baixa aprendizagem das crianças e dos adolescentes e com a falta de interesse dos mesmos com os estudos, o Educador e Biólogo Marco Cury desenvolveu um Sistema Inteligente de Ensino, de aceleração educacional e emocional chamado Método Bawar Escola do Avesso.
A metodologia estimula o autodesenvolvimento e o autodidatismo e está concorrendo a um prêmio internacional. O Unesco-Hamdan bin Rashid Al-Maktoum para Prática e Performance Excepcional na Melhoria e Eficácia dos Professores. Com amplitude internacional, a premiação ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) seleciona três vencedores, que dividirão um valor de US$ 300 mil, doado por um rei dos Emirados Árabes Unidos.
A iniciativa tem por objetivo apoiar a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem para alcançar os objetivos da Educação para Todos.
Marco Cury é especialista em Gestão Empresarial, em Marketing e Estratégia de Mercado e Pós graduado em Direitos Humanos.
JORNAL DE UBERABA - O que é o Método Bawar Escola do Avesso?
Marco Cury - O Método Bawar Escola do Avesso é um “Sistema Inteligente de Ensino” e apresenta uma inovadora prática de ensino-aprendizagem. O Método promove o autodidatismo, a liderança, a ampliação do conhecimento e da Inteligência Emocional, a comunicação, a criatividade, o raciocínio, a organização de ideias e o autodesenvolvimento de uma forma moderna e participativa, reconstruindo um novo olhar para a educação.
Esse Ensino Inteligente defende a ampliação do “Conhecimento por Familiaridade” e busca desenvolver 12 Campos Cognitivos, por meio da aplicação de 12 Jornadas Cientificas.
JU - Como você idealizou o Método e de onde surgiu a escolha do nome Bawar?
Marco Cury - A Metodologia vai ao encontro do pensamento do Filósofo, Matemático e Britânico Bertrand Arthur William Russell (1872). Ele foi o precursor de uma psicologia experimental. Para ele, o processo educativo baseia-se, em seus objetivos e meios, na Ética e na Psicologia, respectivamente. Sou educador e em minhas práticas pedagógicas nestes 29 anos, sempre priorizei o estímulo ao autodesenvolvimento e a busca dos educandos pela construção do próprio conhecimento. Durante 28 anos, fui aplicando, experimentando e sistematizando a Metodologia e, em homenagem ao pensador, decidi utilizar as iniciais do seu nome: Bawar.
JU - Quais as principais características do método?
Marco Cury - O método Bawar estimula o autodesenvolvimento, é ativo, disruptivo e visa promover a educação de qualidade. É resultado de pesquisas científicas e empíricas e sua pedagogia insere-se no movimento das Escolas do Futuro, opondo-se aos métodos tradicionais, reconstruindo uma nova e moderna forma de Ensino-Aprendizagem.
Defendemos a ideia que “aula” não ensina, e é por isso que na Escola do Avesso utilizamos o Método Bawar e não existem aulas, nem salas de aulas. Todos os espaços são intitulados “laboratórios”. Nestes laboratórios, as descobertas acontecem.
Na Escola do Avesso não utilizamos o termo Aluno. Aluno significa sem Luz. A palavra Aluno originou se do latim, e significa “a” (sem) e “luno” (luz). Portanto, aluno, ao pé da letra, é uma pessoa sem luz, sem conhecimentos.
JU - O Método Bawar tem similaridade ou algo a ver com Sala de Aula Invertida?
Marco Cury - Não. O Método Bawar é contrário à Sala de Aula Invertida. Basicamente a Sala de Aula Invertida estimula os jovens a estudarem em casa e a tirarem as dúvidas na Escola. Defendemos a ideia de que, se o ensino é bom e bem feito a aprendizagem deve acontecer, principalmente dentro da Escola. Em casa devemos estimular a convivência familiar.
JU - Qual o papel do Educador, no Método?
Marco Cury - O Educador tem papel fundamental no desenvolvimento e nos resultados na aplicação do Método Bawar. No Método, o foco não é o que o educador sabe, mas sim o que o educando constrói e aprende. Na Escola do Avesso os educadores não ensinam, nem ministram aulas, eles são os mediadores do conhecimento, alcançado durante as Jornadas Científicas.
As 12 Jornadas Científicas aplicadas, visam o empoderamento dos participantes na concepção de questões extremamente fundamentadas em 3 Níveis de dificuldade (básico, Intermediário e avançado), de projetos individuais, de ideias e do exercício de habilidades para a expansão do conhecimento.
JU - Onde o Método Bawar Escola do Avesso está sendo aplicado?
Marco Cury - A Metodologia Bawar atualmente está sendo aplicada em 17 Turmas do Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa S. J. O, dentro do Projeto dos Meninos & Meninas, para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos e, para Universitários de diversos cursos de Direito, Administração, Psicologia, Enfermagem e licenciaturas, dentro de uma Universidade. Esse Sistema de Ensino pode ser desenvolvido e aplicado em Instituições de Ensino Públicas e/ou Privadas.
JU - A Unesco indicou o Método Bawar Escola do Avesso para concorrer internacionalmente a um prêmio? Fale um pouco dessa premiação?
Marco Cury - O Prêmio Hamdan Prize foi criado para colaborar com a melhoria da educação e da aprendizagem, que é prioridade para a UNESCO. O prêmio é concedido a cada 2 anos e reconhece iniciativas que contribuem para melhorar as práticas educacionais em todo o mundo, dando prioridade aos países em desenvolvimento e às comunidades marginalizadas e desfavorecidas.
Em 2017 e 2018, fomos indicados e endossados pela UNESCO para concorrer ao prêmio, com um programa de Desenvolvimento da Inteligência Emocional da Escola do Avesso intitulado Programa Infanto-Zoo. Neste ano de 2019 e 2020 fomos indicados novamente para concorrermos ao prêmio, mas desta vez com a Escola do Avesso e todos os seus programas, incluindo o Método Bawar.
É uma alegria saber que mais uma vez, estamos oficialmente concorrendo em nível internacional, com aproximadamente 150 países.
JU - Por que Escola do Avesso e qual o seu objetivo?
Marco Cury - O termo Escola do Avesso produz efeito psicológico em quem participa. Ele cria uma nova ideia de que, se a Escola é “Ao Avesso”, o ensino é diferente. Essa ideia de ser “diferente” é positiva e desafiadora, desencadeando nas crianças e nos jovens participantes, novas posturas em relação ao seu autodesenvolvimento, suas escolhas, seu presente e consequentemente o seu futuro.
O objetivo da Escola do Avesso é aplicar o MÉTODO BAWAR visando contribuir para a melhoria da qualidade da educação, da inclusão social e da educação profissional, potencializando ações pedagógicas, promovendo a qualidade do processo educativo, envolvendo atividades que estimulem a descoberta de vocações e de talentos.
JU - Tem algum sonho?
Marco Cury - Sim, levar para mais crianças o Método Bawar. Acredito que o Método muito contribuirá para a melhoria da educação e do desenvolvimento da inteligência emocional de milhares de crianças e jovens das escolas públicas e privadas do nosso Brasil.
JU - Quer fazer algum agradecimento?
Marco Cury - “Agradeço a Deus pela vida, aos amigos e colaboradores pelo apoio, às grandes empresas de Uberaba que contratam nossos Jovens Aprendizes e aos educadores pelo empenho e dedicação para com o desenvolvimento do método BAWAR. Em especial, quero aqui também agradecer ao JORNAL DE UBERABA, que há 28 anos vem acompanhando e estimulando nosso trabalho, por meio dos espaços concedidos no jornal, bem como na articulação de diversos empresários e parceiros, que acreditam em nosso trabalho.
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