Segunda, 09 de Dezembro de 2024 22:31
(34) 3334-4440
Saúde Saúde

27 de julho é o dia mundial de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço

27 de julho é o dia mundial de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço

23/07/2024 04h00
Por: Redação
Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que tumores de boca e laringe somam mais de 20 mil novos casos por ano no Brasil, alerta o oncologista , Enaldo Melo de Lima – Foto: Divulgação
Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que tumores de boca e laringe somam mais de 20 mil novos casos por ano no Brasil, alerta o oncologista , Enaldo Melo de Lima – Foto: Divulgação

Desde 2017, a campanha Julho Verde chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A iniciativa tem o propósito de conscientizar a população sobre o problema,  disseminando informações sobre prevenção e detecção precoce desses tumores. O objetivo é alcançar tanto o público em geral quanto os profissionais da saúde, que muitas vezes não sabem reconhecer os sinais da doença. 
“Quando falamos em tumores de cabeça e pescoço, estamos nos referindo a um conjunto de tumores que englobam sítios como cavidade oral, faringe, laringe, seios paranasais, fossas nasais, glândulas salivares, tireoide e pele da região da cabeça e pescoço, além do couro cabeludo”, explica o oncologista e coordenador do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei de Saúde, Enaldo Melo de Lima.
De acordo com ele, dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que tumores de boca e laringe somam mais de 20.000 novos casos por ano, sendo o terceiro mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de próstata e pulmão). Trata-se de um tipo de câncer com significativa mortalidade no país, especialmente porque a maioria dos pacientes já apresenta doença avançada quando o diagnóstico é feito. “Isso faz com que o diagnóstico precoce seja o maior desafio no enfrentamento da doença”, sustenta Enaldo Lima.
Os principais fatores de risco relacionados a esse tipo de câncer são o tabagismo e o etilismo, mas estima-se que 85% desses tumores estejam ligados ao ato de fumar cigarros.  No entanto, de acordo com o oncologista, é possível notar um aumento de incidência em pessoas mais jovens e que nunca fumaram. “Nesse caso, os tumores em geral estão relacionados ao HPV.  Outros fatores de risco são a má higiene oral e exposição excessiva ao sol”, explica.
Os sintomas vão depender da localização do tumor primário, podendo se apresentar como rouquidão persistente, aparecimento de feridas na língua (que não cicatrizam), nódulos ou massas no pescoço, dor ou dificuldade para engolir, sangramento persistente no nariz, entre outros.
“A prevenção do câncer de cabeça e pescoço se baseia principalmente em mudanças de hábitos, como a abrir mão dos cigarros e de bebidas alcoólicas, melhora da higiene bucal e vacinação para HPV. Não existem exames de rastreio”, alerta o oncologista. Ele também chama atenção para o fato de que esses tumores são de difícil abordagem. Por isso, é fundamental a discussão dos casos de forma multidisciplinar, com um time que envolva especialidades como Oncologia, Radio Oncologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Odontologia, Psicologia, Nutrologia, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Uberaba, MG
Atualizado às 19h10
28°
Tempestades

Mín. 21° Máx. 31°

30° Sensação
3.6 km/h Vento
65% Umidade do ar
39% (0.11mm) Chance de chuva
Amanhã (10/12)

Mín. 19° Máx. 29°

Chuva
Amanhã (11/12)

Mín. 18° Máx. 29°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio