Terça, 29 de Abril de 2025 08:53
(34) 3334-4440
Cidade Cidade

Prefeitura chama sociedade para construção de estratégias voltadas à região central

Prefeitura chama sociedade para construção de estratégias voltadas à região central

23/07/2024 04h00
Por: Redação

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), reúne nesta terça-feira, 23, às 14h, no Sindicato Rural de Uberaba, representantes da sociedade civil para discutir as estratégias de reocupação da região central da cidade. Uma das temáticas abordadas é a formação de uma Operação Urbana Consorciada (OUC). 
Segundo a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, essa é mais uma etapa do Projeto Viva o Centro de repovoamento e requalificação da área central. “Estão convidados segmentos da sociedade civil e da iniciativa privada e, na oportunidade, será discutida a possibilidade de uma Governança Urbana Colaborativa entre o poder público, sociedade civil e iniciativa privada”, salienta. 
Ela destaca que este momento é de refletir e discutir em conjunto quais os anseios da sociedade para o centro e ainda traçar metas e diretrizes para a construção da Operação Urbana Consorciada, inclusive se tratando de Incentivos fiscais e intervenções urbanísticas. “A OUC legitima a parceria entre o Município e a iniciativa privada como instrumento de melhoria da política urbana. Proprietários, empresários locais e poder público formarão uma comissão executiva para administrar os recursos que serão aplicados nos projetos de revitalização urbana, manutenção e zeladoria que fazem parte do Projeto Viva o Centro como um todo”, disse. 
A matéria será posteriormente encaminhada à Câmara Municipal para aprovação. Estão previstas três etapas do projeto com ações de desenvolvimento que priorizam dar soluções a problemas relativos à habitação, mobilidade, microclima, drenagem, acessibilidade, além de incentivar o comércio e a preservação do patrimônio histórico, cultural e turístico. 
Através da Operação Urbana será possível estabelecer dentro de um perímetro definido em lei própria, índices e parâmetros urbanísticos distintos. O objetivo é que o projeto impacte positivamente a vida dos cidadãos uberabenses, com o comércio local beneficiado pelo aumento da circulação de pessoas e atração de turistas, devido ao fomento advindo do processo de chancela do município como Geoparque. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.