Maria das Graças Salvador
Uma nova frente fria está chegando esta semana e vai provocar uma virada no tempo em muitos estados do centro-sul do país já na madrugada e manhã da quinta-feira, 8. O ar frio vai começar a entrar primeiro na Região Sul e deve avançar ao longo da sexta-feira, 9, também sobre o Sudeste. A semana que começa quente e seca ainda sobre grande parte do país vai terminar com uma queda mais acentuada nas mínimas e máximas e entre a sexta e o final de semana, vamos voltar a sentir frio, com uma queda nas mínimas. As informações são da climatologista Wanda Prata.
A climatologista diz que no sábado, 3, estava “se formando uma linha de estabilidade ou zona de convergência no Rio Grande do Sul, ancorada por um ciclone extratropical que está bombando bastante água para dentro do continente. Essa linha de convergência já juntou jatos de baixos níveis que descem pelas encostas dos Andes no Amazônia. Isso é muita chuva que vem subindo pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná deixando bastante chuva e chega a São Paulo de quinta, 8, para sexta-feira, 9, e para Uberaba a sexta-feira já estará com algumas nuvens e no sábado, estará aqui e ficará bastante nublado, mas a possibilidade de ter algum chuvisco é baixíssima. Pode ter algum chuvisco, mas é coisa insignificante”, observa Wanda Prata.
Ela conta, ainda, que embora a chuva não chegue, a temperatura terá uma queda e deve se manter mais baixa neste segundo final de semana de agosto, principalmente entre o sábado, 10, e o domingo, 11. “A temperatura chegará a 10º, 11º, com sensação térmica de 8º. A tarde será bem fresquinha, de 24º a 25º, no domingo também estaremos com 10º e sensação termina de 8º e a tarde passa para 24º, 25º, mas na segunda-feira, 12, já começa a esquentar com 14º e 28º. e assim por diante”, observa a climatologista.
Mín. 17° Máx. 34°