Com o encerramento do período de convenções partidárias, nessa segunda-feira, 5, seis nomes foram oficializados para a disputa pela Prefeitura de Uberaba nas Eleições 2024. Os últimos encontros, no fim de semana e na noite de segunda, definiram as candidaturas de Anderson Adauto (PV), Adriano Espindola (PSTU) e Paulo Piau (PSDB). Além dessas, já havia sido confirmadas, desde o dia 20 de julho, Tony Carlos (MDB), a prefeita Elisa Araújo, que tentará a reeleição e Samir Cecílio (PL).
Houve uma mudança no cenário em relação às articulações que vinham sendo feitas desde o início do ano. A mudança foi a desistência de Franco Cartafina (PP), que abriu mão da pré-candidatura para ser vice na chapa de Tony Carlos. As outras convenções foram realizadas sem grandes surpresas, algumas somente por conta dos vices. E até o fechamento desta edição o candidato Anderson Adauto, ainda não havia anunciado seu vice. O prazo terminaria às 24h desta segunda.
Assim, ainda não está definida oficialmente a dobradinha da Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV –, PSB, Federação Psol-Rede e PDT, até o fechamento desta edição.
A convenção da Federação PSDB-Cidadania foi realizada na noite desta segunda, mas no domingo Paulo Piau (PSDB) anunciou que seu vice será José Renato Gomes, que foi seu secretário de Desenvolvimento Econômico quando foi prefeito. Em vídeo, Piau exaltou o trabalho de José Renato e disse que o escolheu para que ele possa continuar realizando o trabalho pelo desenvolvimento econômico de Uberaba.
No domingo o PSD oficializou a candidatura à reeleição da prefeita Elisa Araújo (PSD), que fará dobradinha com o radialista Mauricio de Sá (Mobiliza).
Veja os nomes oficialmente lançados para a disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal em Uberaba.
Adriano Espindola Cavalheiro, prefeito e Simea Freitas (PSTU, em chapa pura. O advogado e presidente do PSTU irá concorrer à Prefeitura de Uberaba junto com a servidora pública Simea que tem um trabalho combativo enquanto sindicalista. Adriano é militante político desde os 16 anos de idade, fundador do PSTU em Uberaba em 1997. Faz parte da direção estadual e nacional do partido. Foi candidato a prefeito em 2000, 2004 e 2008. Em 2016 candidato a vereador. Em 2020 foi candidato vice-prefeito, e em 2022, a suplente de senador. Adriano Espíndola defende o transporte gratuito e redução de tributos, a criação de empresa pública de transporte, criação de rede de restaurante populares, a educação 100% pública, desmilitarização da Guarda Municipal, valorização do funcionalismo, o combate à LGBTfobia e o combate ao racismo.
Anderson Adauto (PV), vice indefinido até o fechamento desta edição. Anderson já foi prefeito de Uberaba por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Formado em Direito pela Universidade de Uberaba, Adauto começou sua carreira política ainda no movimento estudantil. Em 1987, se tornou deputado estadual e permaneceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por quatro mandatos. Foi presidente da Casa Legislativa entre 1999 e 2001. Em 2003, Adauto foi eleito deputado federal, mas se licenciou do mandato no mesmo ano para exercer o cargo de Ministro de Estado dos Transportes no Governo Lula. Mesmo sem nenhum mandato, Anderson tem trabalhado por Uberaba e defendendo benefícios como a duplicação da BR-262 e a venda do gás para o município.
Elisa Araújo (PSD), vice radialista Mauricio de Sá (Mobiliza). Atual prefeita de Uberaba, Elisa Araújo busca a reeleição em 2024. Arquiteta e urbanista, além de especialista em gestão, ela foi a primeira mulher a assumir o cargo de chefe do Executivo em Uberaba e também foi presidente da Federação Regional da Indústria Vale do Rio Grande. Em março deste ano, ela trocou o Solidariedade, partido pelo qual se elegeu prefeita, pelo PSD, de olho nas eleições municipais. Ele disse, à época, que a decisão foi tomada após um diálogo com aliados políticos, entre eles o governador Romeu Zema (Novo) e o vice-governador Mateus Simões (Novo).
Paulo Piau (PSDB), vice, José Renato Gomes. Piau foi prefeito de Uberaba de 2013 a 2020 e tenta mais uma vez assumir o Executivo no município. Também foi deputado estadual por três mandatos seguidos, entre 1995 e 2006. Em 2007, foi eleito deputado federal e permaneceu no Congresso Nacional por dois mandatos. É engenheiro agrônomo e mestre em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Piau também foi chefe do Centro Regional de Pesquisa Agropecuária do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Samir Cecílio (PL), vice Romeu Borges, outra candidatura puro sangue. Samir é empresário e engenheiro civil, Foi eleito vereador de Uberaba em 2012 e nas eleições seguintes, em 2016, foi candidato a vice de Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB). Samir Cecílio também já foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e diretor do Sebrae-MG.
Tony Carlos (MDB), vice Franco Cartafina (PP). Jornalista, radialista e empresário, Tony Carlos foi vereador de Uberaba durante seis mandatos. A primeira eleição como parlamentar ocorreu em 1988, quando tinha 23 anos, sendo o vereador mais novo a ser eleito no país. Tony também foi deputado estadual. Em 2013, assumiu a vaga do então deputado José Henrique (PMDB), e, em 2018, tomou posse no Parlamento Mineiro para ocupar a vaga de Durval Ângelo (PT). Esta é a segunda vez que Tony tenta o Executivo de Uberaba. Na eleição passada ele foi para o segundo turno com a agora prefeita Elisa Araújo.
Mín. 17° Máx. 34°