A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) e da Secretaria de Defesa Social (SDS), se reuniu com a equipe técnica da Concessionária Eco050, em Uberlândia, com a finalidade de definir propostas de melhorias no projeto de intervenção das marginais da BR-050 e no entroncamento da BR-262 com a BR-050.
Segundo o secretário da Sesurb, Antônio de Sousa Filho, as propostas apresentadas foram elaboradas por um grupo de estudos da Prefeitura de Uberaba com a participação do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), que também participou do encontro.
"Nós sabemos que já tem duas passarelas sendo contratadas para serem instaladas em Uberaba e nós pedimos para que priorizassem entre o Volta Grande e do outro lado o Mart Minas e a Havan, onde há um fluxo grande por travessia. No entroncamento da BR-262 com a BR-050 já existe um projeto em estudo. Nós encontramos pontos que merecem melhor reflexão que se forem incorporados ao projeto irão melhorar muito as condições de segurança e fluidez. Aguardamos com muita expectativa que esse projeto seja aprovado, porque vai representar um marco histórico na mobilidade urbana de Uberaba", ressaltou.
O município destacou as propostas de implantação de viaduto na interseção da Avenida Adail Gomes Ferreira com a BR-050 e implantação de alterações viárias na confluência da BR-050 com a BR-262, com um acesso à Avenida Deputado José de Marcus Cherém, para os condutores que transitam na BR-050, sentido Delta-Uberlândia.
Entre outras propostas apresentadas nessa reunião também estavam a implantação de um viaduto ligando a avenida Bernardo Seibel (DI-I) ao Minidistrito Industrial Alfredo Freire, outro ligando a avenida Américo Pessato, no Pacaembu, à rua Coronel Cacildo Arantes, no Parque Hileia, ainda a implantação de acesso da BR-050 pela avenida Bandeirantes, no Parque das Gameleiras, a implantação de vias marginais em todo o trecho da travessia urbana de Uberaba e a implantação do Anel Rodoviário de Uberaba, partindo do lado norte da cidade em direção ao sul, conforme divulgado pela Eco050 em 2021, como Contorno Viário de Uberaba.
Conforme o titular da Sesurb, a travessia urbana da BR-050 apresenta 24 km de extensão, entre a Alta Genetics e a Cervejaria Petrópolis, trecho que apresenta grande fluxo de veículos, leves, pesados e alto índice de acidentes. “Pelo anel viário, este trajeto será de 35 km, representando um acréscimo de apenas 11 km em viagem de longa distância e, sem dúvida, será realizado em menor tempo”, ressaltou.
Além disso, Antônio de Sousa Filho destacou que a expansão de Uberaba e o aumento do fluxo de cargas e pessoas pela região requerem intervenções na travessia urbana, como pontos de acesso e saída, viadutos, vias marginais, passarelas, iluminação e sinalização, em caráter emergencial, para criar as condições de fluidez com segurança, afastando o risco de acidentes.
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