Mosaic
Prefeitura- coronavírus
Curso

Curso de redução e valorização de resíduo reúne industriários na sede da Fiemg

O curso tem conceitos do Programa Economia Circular

20/03/2020 06h00
Por: Redação
Curso de redução e valorização de resíduos foi assistido por cerca de 30 industriários, na sede da Fiemg - Regional Vale do Rio Grande - FOTO: DIVULGAÇÃO
Curso de redução e valorização de resíduos foi assistido por cerca de 30 industriários, na sede da Fiemg - Regional Vale do Rio Grande - FOTO: DIVULGAÇÃO

Cerca de 30 empresários participaram do curso de redução, reaproveitamento e comercialização de resíduo, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande.  

O analista ambiental e especialista em Resíduos Sólidos e em Economia Circular da Fiemg, Guilherme da Mata Zanforlin, abordou a importância de assimilar o resíduo como matéria-prima, em todas as etapas. “Resíduos sempre serão considerados como desperdício de matéria-prima. Portanto, cada vez mais, as empresas devem se preocupar em aproveitá-los ou em gerar receita com a comercialização deles”, visualiza.

Em seguida, o analista ambiental e especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais da Fiemg, João Vitor Souza, apresentou técnicas para reduzir e valorizar o resíduo, como o Balanço de Massa do processo produtivo e Produção Mais Limpa (P+L).

Para o analista ambiental da Fiemg - Regional Vale do Rio Grande, Hudson Torres, as possibilidades surpreenderam os participantes. “Os profissionais chegaram com uma visão linear do processo produtivo, em que os resíduos eram simplesmente descartados. O curso apresentou uma abordagem totalmente diferente. Foi possível quantificar as perdas e valorizar o resíduo gerado. O resíduo orgânico, por exemplo, pode virar compostagem”, exemplifica.

O curso tem conceitos do Programa Economia Circular, desenvolvido pela Fiemg. Desde 2018, participam 21 empresas dos Distritos Industriais I, II e III de Uberaba. A proposta é identificar oportunidades de negócios coletivos a partir da análise de produtos e subprodutos.