O tempo é um dançante do Rosário. A vida encarrega-se de demonstrar força e sutileza para que nosso entendimento sobre os mistérios do cotidiano sejam revelados. Escrevo hoje num banco de madeira na Escola Infantil Mestre Tonico. Estou em Dores do Indaiá MG, a terra do congado onde em Agosto faço minha peregrinação em memória de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.
Em algum momento de minha vida as gungas dos Moçambique, as varinhas de madeira dos congos, dos tambores gaúchos, as fitas dos catupés, as rendas enfeitadas das guardas femininas tomaram meu coração, meu corpo e minha palavra.
O tempo é um dançante do Rosário. Se houvesse escolher apenas um dançante para simbolizar a festa, certamente recairia na labuta injusta de deixar de nomear tantas pessoas que tem fé absoluta em Maria.
Venho em Dores desde 2012! E sempre, eu digo sempre um dançante me chamou muito a atenção. O nome dele é Ronaldo ou Senhor Ronaldo, do Moçambique do Bairro Juiz de Fora. Alguém que dança com muitas gungas nos pés. Alguém que presumo dançar rezando, pois é possível notar a fé do Senhor Ronaldo ao dançar nas fileiras do Moçambique. Senhor Ronaldo dança abaixado, sentindo no corpo as horas do mundo, o caminho sentimento profundo que vai de arrasto da capelinha até os confins da Avenida Francisco Campos.
Senhor Ronaldo tem um brilho na voz, um canto ancestral que reverbera força nos caminhos do Rosário.
Senhor Ronaldo tem fé e essa mesma fé é sentida na alegria, no sorriso de atravessar a vida com leveza e coragem no espírito.
Para ser dançante, para ser dançante no tempo do Rosário é preciso ter coragem! Não basta vestir a farda, não basta estar enfileirado, saber os passos. Para ser congadeiro é vital uma entrega de corpo e alma! A festa do Rosário não são apenas quatro dias! Vai muito além das novenas, das visitas aos Reis e Rainhas, do levantamento do mastro. A festa do Rosário acontece agora, hoje é sempre! A festa do Rosário acontece mesmo quando não existe a festa do Rosário!
Senhor Ronaldo me ensina a dançar diariamente na festança da fé! Religião é um toque de caixa 365 dias ao ano. Senhor Ronaldo ensina-me a dançar abaixado num bailado afromineiro, independente de qualquer sofrimento. O tempo é um dançante do Rosário, pode ser o senhor Ronaldo, mas poderia ser Conceição, a quem eu devo uma eterna gratidão por mostrar a mim o amor sem limites por Nossa Senhora Do Rosário.
E como diz minha poesia:
E para meu desgosto
Nem todo mês
É de Agosto.
Que Nossa Senhora do Rosário abençoe senhor Ronaldo e que sua fé seja professora para outras pessoas que ainda conhecerão um dia a Terra do Congado.
Fotografia @renareisphoto
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 26°
Chuva