A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou uma nova lista provisória de municípios que devem receber recursos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). A entidade alega que foi identificada uma inconsistência nos dados extraídos dos Relatórios Anuais de Lavras (RALs), instrumento base da lista. A listagem foi publicada na última segunda-feira, 19.
Devido a falha, a agência reguladora precisou incluir novos municípios na lista, alterando os percentuais de repasse para aquelas cidades que já haviam sido contempladas. A ANM também abriu um prazo novo de recursos para 3 de setembro de 2024.
A lista trata de municípios afetados por estruturas de mineração que viabilizem o aproveitamento industrial da jazida. A compensação a ser paga ao município se refere a Cfem recolhida entre maio de 2024 e abril de 2025. “Verificou-se que, em diversos casos, ao declarar pilhas de estéril/rejeito, os mineradores informaram a substância contida nessas estruturas em vez da substância mineral extraída. Como resultado, várias pilhas não haviam sido contabilizadas”, disse a ANM.
Segundo a Agência, para solucionar o problema as substâncias indicadas pelas mineradoras no RALs foram ignoradas, e consideradas as substâncias que foram associadas aos processos minerários em 2023.
Uberaba é um dos municípios que está na lista provisória para receber os royaties e os processos minerários provêm de areia, argila, basalto, calcário dolomítico, cascalho, mármore, minério de ouro e quartzo.
A lista provisória divulgada pela ANM pode ser pesquisada em https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/arrecadacao/apuracao-municipios-afetados-1/apuracao-municipios-afetados-por-ano-1/apuracao-de-municipios-afetados-2024/lista-quintis-estruturas-declaradas.
Mín. 20° Máx. 35°