Coluna

Economia

Prof. Dr. Carlos Eduardo do Nascimento

Coluna do Kadu

Coluna do KaduProf. Dr. Carlos Eduardo do Nascimento - Advogado e Consultor Tributário - Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Secretário Adjunto de Administração da Prefeitura Municipal de Uberaba - Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG - Membro da Comissão Permanente de Estudos de Direito da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/MG - Avaliador de Cursos do INEP/MEC - Coordenador Pedagógico - Soluções Educacionais VLEX

21/03/2020 06h00
Por: Redação

IMPOSTO DE RENDA: AJUDE SUA CIDADE COM DOAÇÕES PARA O FUNDO DE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Aproveitando o atual momento (época de fazer as Declarações de Imposto de Renda), venho solicitar aos munícipes que façam uma pequena reflexão:

Quando da elaboração de sua Declaração de Ajustes do Imposto de Renda, se for fazê-la na opção completa e não na simplificada o contribuinte pode optar por efetuar uma doação para o FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE UBERABA, ressaltando que essa doação será deduzida do Imposto a pagar sem gerar qualquer ônus extra ao contribuinte.

 

VANTAGEM DE DOAÇÃO PARA O FUNDO: 

1- A doação destinada a qualquer fundo só pode ser utilizada para as finalidades próprias dos fundos e são fiscalizadas pelo Ministério Público, além de existirem prestações de contas específicas de dinheiros dos fundos;

2- É certo que parte do dinheiro pago a título de imposto de renda acaba retornando aos municípios de origem dos mesmos, todavia, estes repasses podem demorar e quando retornam podem não ter a mesma destinação do dinheiro DOADO para um fim específico;

3- É cediço que grande parte dos problemas vivenciados pela sociedade na atualidade é reflexo de outros problemas que surgem nas fases iniciais de formação do caráter do cidadão (enquanto criança e adolescente), e que poderiam ser minimizados com maiores investimentos e políticas públicas que poderiam ser feitas através de doações que NÓS CIDADÃOS podemos efetuar no momento de nossas DECLARAÇÕES DE AJUSTES DO IMPOSTO DE RENDA, então porque não fazer a nossa parte;

 

CRESCIMENTO NAS DOAÇÕES PARA O FUNDO DE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

No exercício passado (ano de 2019), tivemos uma significativa diferença no dinheiro destinado a este fundo, por parte da população uberabense, que se sensibilizou com as campanhas feitas através, desta coluna, bem como das divulgações efetuadas através das Redes Sociais, inclusive do Promotor de Justiça André Tuma, um grande defensor da causa na cidade.

 

APROVEITANDO O LIGEIRO CRESCIMENTO DA ECONOMIA

Não devemos nos afastar do crescimento, mesmo que pequeno, que a economia de nosso país e principalmente de nossa cidade no ano de 2019. É cediço que uma série de externalidades positivas tem proporcionado este resultado. Todavia, não se deve afastar que movimentos internos no município ajudaram a impactar de forma positiva sobre estes resultados, como a geração de empregos proporcionada pela instalação de novas empresas, bem como o aumento na circulação de capital provocada por estas novas empresas.

 

GOOGLE: UM GRANDE BENFEITOR????

Recentemente, recebemos a notícia de que o GOOGLE havia resolvido liberar gratuitamente algumas ferramentas para contribuir com a produtividade dos trabalhadores, tais como: Gmail, Calendário, Drive, Classroom, Hangouts Meet e Hangouts Chat, além do G Suite for Education. Me desculpem a franqueza, mas, impossível não lembrar do caso: MICROSOFT OFFICE, que ficou marcado em nossas memórias, pois durante muito tempo, de uma forma totalmente INEXPLICÁVEL a MICROSOFT deixava com que inúmeros usuários “PIRATEASSEM” o seu Pacote de Softwares, principalmente para que utilizassem o Editor de Textos WORD. De repente, ninguém mais consegue piratear este pacote de software, e eis que FICARAM TOTALMENTE DEPENDENTES DESTES... Moral da história: A partir deste momento a empresa conseguiu aumentar a venda do seu produto em 74% (setenta e quatro por cento). Isto posto, o que acham que irá acontecer com este Benfeitor quando acabarem os riscos do Coronavírus. 

Previsão: um crescimento assustador de suas vendas e consequente valorização da GOOGLE.

 

BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE UMA TERMINOLOGIA MUITO UTILIZADA NESTA ÉPOCA, TODAVIA POUCO CONHECIDA DE TODOS.

 

Surto: O quadro de disseminação de uma doença é considerado um surto quando o número de pessoas infectadas sobe repentinamente em uma determinada região. Ou seja, o termo surto é usado para indicar o crescimento na quantidade de casos da doença em locais mais específicos, geralmente bairros ou cidades.

 

Epidemia: Quando a quantidade de casos de uma doença cresce acima do esperado em vários ambientes distintos, como cidades e estados distintos, a situação pode ser considerada como uma epidemia.

 

Pandemia: O estado de pandemia é considerado o mais grave. É quando uma doença se espalha e avança em quadro epidêmico por várias regiões do planeta, em diferentes continentes, com transmissão local fixada.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários