Coluna

Maturana Blanca

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto PereiraEnófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446

17/08/2019 06h00Atualizado há 1 mês
Por: Redação

Para alguns amigos, em conversas informais (e claro) com uma taça na mão, tenho dito que os vinhos da Espanha, num futuro não muito distante, deverão ocupar uma posição de maior destaque em nosso país, brigando ali, no corpo-a-corpo, com o Chile na preferência dos brasileiros. Isso se deve à qualidade e variedade de vinhos oferecidos pelos viticultores espanhóis. São vinhos que conseguem ter  a frescura , a leveza, a  discrição e a sutileza,  dos melhores exemplares do novo mundo, onde o sol e o solo imprimem uma personalidade muito própria,mas ao mesmo tempo, ter vinhos estruturados e de forte personalidade, como aqueles robustos, musculosos e superconcentrados, amadurecidos em barricas de carvalho e que evoluem  por  décadas em nossas adegas,como os Crianzas , Reservas ou GranReservas. 

Por outro lado, as “exóticas” e exclusivas castas autóctones são diferenciais que atraem e seduzem os amantes de vinho. Acredito que hoje a Espanha só não é protagonista na preferência dos brasileiros, porque o seu marketing por aqui é muito tímido e pouco agressivo. Mas como podem ver, já a algumas semanas, tenho dedicado este espaço, para destacar as uvas e a rica produção de vinho da Espanha, que tem  a terceira mais importante produção vitivinícola do mundo. 

E hoje, vou falar de uma outra casta espanhola, também pouco conhecida por aqui, que entrega vinhos brancos de grande qualidade: vamos falar da uva Maturana Blanca. E para entrar no clima: “Una buena lectura para todos ustedes !”

 

Origem

Marturana Blanca é  uma variedade de uva branca espanhola, que tem sua origem na cidade de Navarrete que fica à noroeste da Espanha , mais precisamente em La Rioja, a mais importante região de produção de vinhos do país.Os registros mais antigos de sua existência datam de 1622. Acredita-se que ela seja uma mutação, de pele clara, da Maturana Tinta. É uma variedade que não foi localizada em nenhum outro lugar e toda a bibliografia histórica aponta para La Rioja como sua única região em crescimento. Normalmente é utilizada em blends ou corte, e é considerada “inferior” dentre as uvas brancas  do país.É conhecida também por Ribadavia eMaturano. Origem

Marturana Blanca é  uma variedade de uva branca espanhola, que tem sua origem na cidade de Navarrete que fica à noroeste da Espanha , mais precisamente em La Rioja, a mais importante região de produção de vinhos do país.Os registros mais antigos de sua existência datam de 1622. Acredita-se que ela seja uma mutação, de pele clara, da Maturana Tinta. É uma variedade que não foi localizada em nenhum outro lugar e toda a bibliografia histórica aponta para La Rioja como sua única região em crescimento. Normalmente é utilizada em blends ou corte, e é considerada “inferior” dentre as uvas brancas  do país.É conhecida também por Ribadavia eMaturano.

 

Características

A Maturana Blanca amadurece cedo e temalta sensibilidade a botrytis e menos sensível a mofo e bolor. As bagas são pequenas e seus  cachos tem tamanho médio e são compactos. 

É  uma variedade de médio vigor com produção não muito expressiva. É bastante rústica e prefere solos argilo-calcários.É uma variedade que se adapta bem a qualquer clima dentro de Rioja, embora sempre forneça melhores resultados em climas frios ou temperados e piores em climas quentes, algo que normalmente é usual com todas as variedades de uvas brancas.

 

Os Vinhos

Seus vinhos são mais complexos, de alto teor alcoólico,mas de corpo leve, com alta acidez  Boa parte de seus vinhos  são descritos como amarelo-esverdeados, com aromas frutados de maçãs, bananas e frutas cítricas e notas de ervas. Tem um final ligeiramente amargo de persistência média.Ela raramente é transformada em vinho de variedade única, embora os poucos exemplares que chegara ao mercado são muito elogiados.

 

Dica de Vinho

Características

TIPO: BRANCO

PRODUTOR:VIVANCO

REGIÃO:RIOJA

PAÍS: ESPANHA

UVAS: 50% Viura, 35% Tempranillo Blanca e 15% Maturana Blanca

COR: Amarelo palha com reflexos esverdeados

GRADUAÇÃO: 13,0%

AMADURECIMENTO: Sem estágio em carvalho

TEMPERATURA: 8ºC – 10ºC

SABOR: Leve, com grande equilíbrio e ótima acidez, seu final de boca é agradável e sutil marcado por frutas brancas e cítricas e toques florais

AROMA: Frutas cítricas, como lima e maçã verde, frutas brancas, como pêssegos brancos, peras e ameixas, além de toques florais

 

Harmonização 

Caranguejo assado, Quiche de abobrinha, Salada de batata com aioli e alcaparras

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias