Coluna

Mulherio

Juba Maria

Juba Maria

Juba MariaJornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.

22/03/2020 06h00
Por: Redação

Tecnologia contra o COVID-19

Raquel Rezende, gestora do Parque Tecnológico, faz um alerta e convida startups a contribuir com o combate ao Coronavirus 2019 (COVID-19).

 

Termografia - Em resposta, a Thermap Soluções informou que está colocando a técnica de termografia a disposição para visualizar possíveis variações de temperatura corporal em pessoas que cheguem em Uberaba. Tudo com uma equipe de saúde com termômetros digitais ou de contato.

 

Estratégias - Silvana Elias (Secretária Municipal de Educação) concorda com a atitude. “Acho que agora será a hora de pensarmos em estratégias que possam garantir um pouco de apoio e dignidade às possíveis famílias que estarão em dificuldades”, disse.

 

Investimento - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações acabam de lançar um chamamento público conjunto no valor de R$ 20 milhões para apoiar projetos de pesquisa visando o desenvolvimento de tecnologias para o combate à doença por COVID-19.

 

Vida em risco - Mas diante da pandemia, a população de Uberaba parece brincar com fogo e segue se aglomerando para comprar álcool gel ou beber cervejas em bares.

 

Plenária suspensa - Também em razão do coronavírus, o PSOL Uberaba suspendeu a Plenária Municipal do partido prevista para hoje, 22/3. As plenárias estão suspensas em todo o país e novas filiações de pessoas interessadas em concorrer seguirão sendo feitas. 

 

Impeachment - Em Uberaba, o PSOL apoia o pedido de impeachment de Jair Bolsonaro, apresentado por deputados do partido na Câmara. “Diante da incapacidade para lidar com a crise do COVID-19 e seu protagonismo nas manifestações do último dia 15, contrárias às instituições democráticas, o PSOL Uberaba declara apoio ao pedido de impeachment de Bolsonaro e Mourão, protocolado por deputados do PSOL em 18/3, quando um panelaço pedindo “Fora Bolsonaro” realizado em várias regiões do país mostrou que o pedido dialoga com os anseios populares”, informou o partido em nota nas redes sociais.

 

Penitenciárias - Ainda sobre o COVID-19, a preocupação de Roberta Toledo, presidente do Conselho da Comunidade de Execução Penal, é com a situação da população da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira. Ela tem medo do que pode ocorrer e contou que não conseguiu fazer doação de produtos de higiene para as reeducandas. Ela pede ainda doação de tecido ou bermudas para os presos que estão sendo liberados.

 

Reforço - Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas, as unidades prisionais e socioeducativas de todo o estado estão recebendo reforço de material de higienização e assepsia, que inclui “itens diferenciados”, sem especificar a quantidade do álcool gel a ser ofertado. “Receberão tanto os profissionais da segurança quanto detentos”, informou à coluna. Por razões de segurança, o público beneficiado não foi informado.

 

Corrida - Para correr contra o tempo, o Defensor Público Glauco Glauco Marciliano está impetrando habeas corpus para permitir que presos que se enquadrem em grupos de risco e cujos crimes não constituem em grave ameaça continuem cumprindo pena no regime domiciliar. “É um trabalho difícil e criterioso”, disse.

 

Devedores de alimentos em casa - A Defensoria Pública do Estado de Minas impetrou na sexta, 20/3, habeas corpus coletivo  em favor de todos os presos devedores de alimentos. No documento, os defensores sustentam ser  impossível pensar em medidas de contenção dessa pandemia dentro dos estabelecimentos penais. O documento pede, entre outros, a suspensão do cumprimento de mandados de prisão de devedores de alimentos proveniente de processos em trâmite pelo prazo de 90 dias

 

Atenção: fiquem em casa -A vereadora Denise Max (PR) contou à Mulherio que está de quarentena. Ela tem 65 anos anos e faz parte do grupo de risco. Ainda assim, Denise esteve na rua na manhã deste sábado para verificar um suposto furto de rações e conclama as pessoas a serem solidárias. “Coloque ração e água na porta da sua casas”, disse. Apesar disso, a Mulherio alerta: precisamos ficar em isolamento para proteger a nossa saúde e a saúde das pessoas. Qualquer um pode ser transmissor.

 

Firmeza - Elisa Araújo (SOLIDARIEDADE), diz que conferiu um a um os nomes dos seus apoiadores. Ela  acredita que a inclusão de nomes sem consentimento tenha sido feita em alguma lista não oficial, sem seu conhecimento. Em comunicado, Elisa informa que tem 23 apoiadores e está confiante. “Não tem sido fácil desde que anunciei minha pré-candidatura, tenho sofrido muitos ataques, mas seguirei firme’, disse.

 

Conselho da Mulher - Já o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher seleciona conselheiras para compor o quadro. Faltam representantes de instituições  prestadora de assistência à criança e ao adolescente (1 suplente e 1 titular), privada de ensino superior (1 titular) e de assistência ao idoso (1 suplente). Envie sua candidatura para [email protected] As reuniões presenciais do CMDMU também estão suspensas durante o surto de coronavírus.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários