Prefeitura- coronavírus
Mosaic
Cidade

Prefeitura de Uberaba segue com trabalhos de combate às arboviroses

Ações em diversas frentes estão acontecendo para combater a proliferação do mosquito

26/03/2020 06h00
Por: Redação

A Prefeitura de Uberaba, via Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, reforça a importância da população nos trabalhos de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Segundo dados da Diretoria de Vigilância em Saúde, até esta terça-feira (24) era 1.388 casos notificados no município.

Ações em diversas frentes estão acontecendo para combater a proliferação do mosquito. Desde segunda-feira (23), motofogs estão percorrendo os bairros de Uberaba visando a diminuição da população adulta do Aedes. As motocicletas atuam das 5 às 7 horas e das 17 às 22 horas, de segunda à quinta-feira, seguindo cronograma de quatro ciclos nos bairros com grande número de notificações de casos. Esta semana, a nebulização ocorre nos bairros Valim de Melo, Chica Ferreira, Parque das Gameleiras, Leblon e Parque São Geraldo. Nas sextas-feiras, o serviço percorrerá o entorno das unidades de saúde.

Já o Mutirão de Limpeza segue no Pacaembu. Mais de 33 toneladas de materiais inservíveis já foram recolhidas em 27 bairros de Uberaba desde dezembro de 2019, quando o Mutirão começou. O chefe da Seção de Controle de Endemias, Hiago José Rosa, destaca que a população precisa colaborar para que os trabalhos sejam efetivos. “Não deixem acumular possíveis criadouros em casa, deixem os agentes de endemias entrarem para a vistoria e orientação, abram as portas e janelas de suas casas abertas quando os motofogs passarem. O apoio das pessoas é essencial para conseguirmos combater o aedes”, enfatiza Hiago.

Sobre as visitas domiciliares, o chefe de Controle de Endemias explica que os agentes estão com a atenção redobrada frente à pandemia de Coronavírus, mantendo durante as vistorias a distância física preconizada, além de higienizar as mãos com água e sabão sempre que possível. As equipes também contam com álcool para higienização das mãos em frascos individuais.  

 

Fumacê - Uberaba recebeu insumos do governo do Estado para novo ciclo do UBV pesado (fumacê) esta semana. O cronograma segue os mesmos horários das motofogs e irá percorrer o bairro Abadia e as Vilas Presidente Vargas e Bela Vista até a quinta-feira (26).