Mosaic
Prefeitura- coronavírus
Cidade

Codau intensifica ação de desinfecção nas proximidades de unidades de saúde

A ação da Codau conta com um caminhão-pipa e uma equipe de 20 funcionários com borrifadores costais

27/03/2020 05h00
Por: Redação

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) concentrou uma força-tarefa nesta quinta e sexta-feira (dias 26 e 27) para aplicar a solução desinfetante nas proximidades dos hospitais de Uberaba e das unidades de saúde. A ação é uma parceria com a Prefeitura para garantir a limpeza destes locais para a retomada da campanha de vacinação contra a gripe. 

“Nossa intenção com este trabalho é desinfetar os locais de maior aglomeração de pessoas, o que já inclui estes espaços de saúde. Neste momento é preciso ter um cuidado ainda mais redobrado com o público que procura estes locais. E esta é a forma que a nossa Companhia pode trabalhar para minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus”, explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. Como exemplo, ele citou o Hospital Beneficência Portuguesa, onde pacientes fazem tratamento de hemodiálise, e nesta quinta-feira recebeu a solução desinfetante.

Além deste, os hospitais Regional e de Clínicas já receberam a solução, e ainda as Unidades Regionais de Saúde dos bairros Boa Vista e São Cristóvão e várias unidades básicas dos bairros. O trabalho também vai passar pelas praças da Abadia e Governador Magalhães Pinto (Quartel), pontos em que os idosos estão vacinando no sistema de drive-thru. 

A ação da Codau conta com um caminhão-pipa e uma equipe de 20 funcionários com borrifadores costais. Enquanto o caminhão aplica a solução no chão destes locais, as equipes atuam nos bancos, corrimãos e outros pontos onde o público tem mais contato. O líquido desinfetante utilizado é formado pela mistura de hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio, que juntos geram uma solução oxidante que tem o mesmo efeito do álcool 70%.

A iniciativa da Codau é pioneira em Minas Gerais e está servindo de exemplo para outras cidades. Além das unidades de saúde e hospitais, o trabalho está acontecendo nos terminais de ônibus e estações do BRT, nas praças, no calçadão e outros pontos da cidade de aglomeração. A ação acontece das 8h às 22h.