Terça, 05 de Novembro de 2024
3433344450
Cidade Reconhecimento

Aeroporto de Uberaba recebe nota máxima da Anac em operações aeroportuárias

Nota A no Atestado de Capacidade Operacional (Acop) foi conquistada com índice de conformidade de 99,3%

17/09/2024 04h00
Por: Maria das Graças Salvador
Reconhecimento chega com menos de um ano de administração da Aena; Nota A no Atestado de Capacidade Operacional foi conquistada com índice de conformidade de 99,3%
Reconhecimento chega com menos de um ano de administração da Aena; Nota A no Atestado de Capacidade Operacional foi conquistada com índice de conformidade de 99,3%

As questões de segurança operacional estão no centro das ações da Aena, maior operadora aeroportuária no Brasil, com a gestão de 17 aeródromos. Em uma recente avaliação feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto de Uberaba garantiu o Atestado de Capacidade Operacional (Acop) A, a mais alta certificação concedida pela agência reguladora, em todas as disciplinas avaliadas: Manutenção, Operações, Fauna e Segurança Operacional. O conceito A indica que houve conformidade em mais de 95% dos itens regulatórios da Anac. A excelência da certificação do aeródromo mineiro foi conquistada em menos de um ano sob administração da Aena, com média de 99,3%.

Para o diretor do aeroporto, Guilherme Zapola, esse resultado só foi possível graças a um trabalho sólido e coordenado de todos os envolvidos. "Desenvolver uma cultura aeroportuária de melhoria contínua é gerar desenvolvimento, empregos e conectividade. Na Aena, fazemos isso tudo com olhar constante para a segurança", ressaltou.

Na inspeção realizada pela Anac, são aferidas exigências como proteção da área operacional e dos auxílios à navegação aérea, monitoramento e gerenciamento das áreas operacionais. O Sistema de Gerenciamento de Segurança do aeródromo recebeu nota máxima no Atestado de Capacidade Operacional (Acop), com índice de conformidade de 99%.

O Aeroporto de Uberaba já recebeu diversos investimentos nos primeiros meses de operação, como a climatização das áreas públicas, expansão da sala de embarque que está duas vezes maior, aquisição de rampa (equipamento de ascenso e descenso) para atendimento ao PNAE. Espera-se, ainda, grandes melhorias para os próximos anos, com as obras que serão realizadas em todo o sítio aeroportuário, garantindo um aeródromo ainda mais eficiente, seguro e confortável para os passageiros e gerando atratividade para a malha aérea regional e doméstica brasileira.

Congonhas, João Pessoa, Uberlândia, Montes Claros e Santarém, todos sob gestão da Aena, também já receberam nota máxima da agência em recentes avaliações.
 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.