Uberaba e outras 407 cidades de Minas Gerais estão sob alerta para onda de calor até quarta-feira, 2/10. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média, mas há baixo risco à saúde. Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, esta é a oitava onda de calor que o Brasil enfrenta em 2024, com temperaturas extremas e baixa umidade. A previsão indica que a condição climática deve atuar em Minas até o início do próximo mês.
Em Uberaba, nesta segunda-feira, 30, às 17h os termômetros marcavam 33º com umidade relativa do ar em 21%, com possibilidade de chegar a 35º. Nesta terça, 1º, a previsão é que a temperatura chegue a 37º e umidade em 23%, na quarta, 38º e umidade de 23%, na quinta, sexta e sábado a previsão é de temperatura a 37º e umidade 22%, no domingo, 39º e umidade de 22 e na segunda, 38º e umidade em 21.
Devido às altas temperaturas, a Defesa Civil recomenda que as pessoas se hidratem, evitem exposição direta ao sol, principalmente crianças e idosos e no horário entre 10h e 16h. É interessante diminuir esforços físicos e manter os ambientes arejados, além de fazer refeições leves e evitar bebidas alcoólicas. O uso de chapéu, óculos escuros e protetor solar também é indicado.
Semana – A semana começou com tempo estável em todo o estado de Minas Gerais para domínio de sol e calor em virtude da intensificação de uma área de massa de ar quente e seco. Porém, nas regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, os ventos carregados de umidade que chegam do oceano em direção ao continente proporcionam céu nublado a parcialmente nublado. A mesma umidade pode provocar chuvas fracas ou chuviscos ao longo da semana. Segundo o Inmet, o mês de outubro se inicia com forte calor, baixa incidência de umidade relativa do ar e uma nova onda de calor sobre o estado de Minas Gerais, especialmente nas regiões do Triângulo, Oeste, Sul de Minas e Zona da Mata, com temperaturas acima da média climatológica.
A partir da próxima semana há perspectiva de mudanças nesse quadro de estabilidade e de forte calor. Há possibilidade de pancadas de chuvas em Minas Gerais, principalmente a partir da segunda quinzena do mês de outubro, principalmente, mas a partir do dia 10, o retorno das pancadas de chuvas mais significativas poderão ser observadas no estado. “Embora o calorão esteja presente na maior parte do estado, as altas temperaturas não serão a única preocupação dos mineiros. Com a passagem do período seco para o chuvoso, Minas volta a registrar chuvas fortes a partir da segunda quinzena do mês, com possibilidade de antecipação prevista para o dia 10. O alerta é para os riscos que as chuvas trazem, como vendavais e queda de granizo. Uma frente fria que está prevista para depois do dia 10 vai trazer fortes chuvas para Minas. Chuvas de intensidade moderada a forte em alguns municípios com possibilidade de ocorrência de granizo, então essa primeira quinzena vai ser marcada por calor, mas com fortes temporais. Chuvas fortes nas regiões Oeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Central e Zona da Mata”, explica Ruibran dos Reis.
Mín. 20° Máx. 35°