O ritual de tocar um sino para marcar o final de um tratamento já existe em muitos hospitais brasileiros e no exterior. O Hélio Angotti, com 63 anos de história no combate ao câncer recebeu, nesta quarta-feira, o Sino da Celebração, um presente das Doze Guerreiras aos pacientes da instituição. O sino, instalado no terceiro andar, onde fica o Ambulatório de Quimioterapia, poderá ser tocado toda vez que esta importante etapa do tratamento for finalizada. A quimioterapia compõe o tripé do tratamento oncológico na instituição, juntamente com a cirurgia oncológica e a radioterapia.
Pacientes, acompanhantes, colaboradores e integrantes do Grupo que fez a doação, acompanharam o lançamento do sino. Uma das coordenadoras das Doze Guerreiras, Viviane Quirino, destacou a alegria em proporcionar este momento simbólico aos pacientes. “Hoje conseguimos concretizar um sonho aqui. Que este sino seja sempre inspiração, sinônimo de força para continuar, celebrando a coragem da cada paciente”, disse. Representando o hospital, o médico mastologista, Delcio Scandiuzzi, ressaltou que o tratamento é uma verdadeira maratona e que é preciso, sim, comemorar cada etapa vencida. “Notadamente a vitória das mulheres, que não desistem de seus tratamentos, como acontece com alguns homens”, afirmou.
A aposentada Arlete Aparecida, que terminou o ciclo de quimioterapias no mesmo dia do lançamento, foi a primeira paciente a tocar o sino. Ao falar com o público, se emocionou e agradeceu o apoio que teve da família e da equipe do Hélio Angotti, até agora. Outras ex-pacientes também aproveitaram o momento para tocar o Sino da Celebração para marcar as vitórias pessoais de cada uma!
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 20°
Chuva