Pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Hélio Angotti participaram, na última semana, da abertura da campanha Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. O evento contou com a participação da equipe de mastologistas da instituição, que trouxe informações importantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.
O médico mastologista e presidente de honra do hospital, Délcio Scandiuzzi, destacou a importância de a mulher conhecer seu corpo, e ressaltou o esforço do hospital em desenvolver um trabalho ágil e de qualidade no atendimento dessas mulheres. "O mais difícil não é dizer que alguém está com câncer, mas sim que não há tratamento", afirmou, destacando a relevância da instituição que há mais de 60 anos se dedica ao tratamento de pacientes oncológicos.
O mastologista Rafael Garcia falou sobre os fatores de risco, como obesidade, alimentação inadequada, falta de atividade física, tabagismo e consumo de álcool. Ele destacou que atuar nesses fatores pode prevenir uma grande parte dos casos de câncer de mama. Por fim, o Dr. Cleber Sérgio, coordenador do projeto "À Flor da Pele", ressaltou a importância do acolhimento e da compreensão durante o processo de tratamento, reforçando a necessidade de apoio emocional às pacientes.
Entre os anos de 2019 e 2023, foram registrados 1094 novos casos de câncer de mama no Hélio Angotti, sendo que o fechamento do ano passado ainda não foi totalmente concluído. Em 2024, de janeiro a setembro, o hospital realizou 4.505 mamografias, o principal exame para diagnosticar tumores da mama. Já em 2023, foram 6.461.
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 20°
Chuva