Devido às mudanças climáticas, o Brasil enfrenta a sua mais extensa seca, colocando em risco as plantações e influenciando na alta dos preços dos alimentos. No campo, os agricultores são desafiados a buscar alternativas que mitiguem os efeitos provocados pelo longo período de estiagem. Uma dessas soluções é a irrigação por pivô central, uma tecnologia automatizada de distribuição de água em lavouras.
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil está entre os dez países com maior área equipada para irrigação no mundo. Contudo, a irrigação ainda é pequena em relação ao potencial estimado do país. Nos próximos anos, porém, a atividade deve crescer significativamente. Os dados apresentados pela ANA mostram, por exemplo, que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal ampliaram suas áreas irrigadas nas últimas décadas, com o crescimento mais expressivo em São Paulo, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais.
Com o objetivo de oferecer alternativas que assegurem a produtividade no campo e a segurança alimentar, a Inova está ampliando suas ações. Agora distribuidora da Valley, líder mundial em sistemas de irrigação por pivô, a Inova fortalece a sua atuação ao adquirir a empresa Irrigabel. Com a iniciativa, a Inova atenderá a 230 municípios de Minas Gerais e todo o estado do Rio de Janeiro.
Os funcionários da Irrigabel foram absorvidos pela nova empresa, que agora passa a se chamar Inova Irrigação. Uma nova sede, dedicada ao negócio de irrigação, está sendo construída na cidade de Pompéu (MG), com conclusão prevista para o final do ano. Ela ficará estrategicamente localizada em frente à loja da Inova Agro e deverá impactar positivamente a economia local. A Inova Irrigação pretende ampliar sua equipe, profissionalizando ainda mais o seu serviço e garantindo eficiência operacional, sem abrir mão da excelência no atendimento ao cliente, um de seus pilares fundamentais. "A escolha por Pompéu foi motivada pelo perfil da região e dos produtores. O município tem uma grande bacia leiteira, alta mecanização e produção agrícola, sendo, portanto, uma área extremamente propícia para a irrigação por pivô central", explica o diretor-executivo da Inova, Leonardo Pereira.
Os próximos passos da Inova Irrigação incluem oferecer soluções cada vez mais tecnológicas e inovadoras e fortalecer o relacionamento com os agricultores, sendo um de seus planos a abertura de uma loja no estado do Rio de Janeiro já no início de 2025. "Nos últimos anos, nosso país enfrentou vários problemas com a seca, o que reforçou a importância da irrigação e o seu papel estratégico. Hoje, o produtor está muito mais atento a essa tecnologia, que tem grande potencial de crescimento em médio e longo prazo", conclui o diretor-executivo da Inova.
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 29°
ChuvaMín. 18° Máx. 29°
Chuva