O Lanús será o segundo clube argentino a duelar com o Cruzeiro na edição da Copa Sul-Americana deste ano. No confronto inédito entre os times, a Raposa se apega ao bom retrospecto contra adversários do país vizinho para sair de campo com mais uma vitória no torneio internacional.
Nesta quarta-feira (23/10), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte, na partida de ida das semifinais da Sul-Americana, a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz colocará à prova os bons números do passado.
O Cruzeiro já disputou 106 jogos contra rivais argentinos. O time celeste venceu 51, empatou 17 e perdeu 38 vezes, com 144 gols marcados e 107 sofridos.
A vitória mais recente do Cruzeiro foi sobre o Boca Juniors, em 22 de agosto deste ano. Na ocasião, a Raposa derrotou os xeneizes por 2 a 1, no Mineirão, pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio mata-mata. Os volantes Matheus Henrique e Walace anotaram os gols celestes, enquanto Milton Giménez descontou.
O resultado positivo no tempo regulamentar levou à decisão da vaga às quartas de final para a disputa por pênaltis, já que o Boca havia vencido a partida de ida, na Bombonera, em Buenos Aires, por 1 a 0, na semana anterior. E deu Cruzeiro: 5 a 4.
A partida de volta entre Cruzeiro e Lanús está agendada para dia 30 de outubro (quarta-feira), às 19h, no estádio Néstor Diaz Pérez, na região metropolitana de Buenos Aires.
Lanus – Próximo adversário do Cruzeiro, o Lanús não está entre os maiores vencedores do futebol argentino, mas possui dois títulos continentais. A equipe portenha ainda tem um histórico recente de vice-campeonatos internacionais e já enfrentou o Atlético em finais.
Em 1996, o Lanús conquistou a quinta edição da extinta Copa Conmebol. A decisão foi contra o Santa Fe, da Colômbia. Os argentinos ganharam por 2 a 0 em casa e perderam por 1 a 0 no El Campín, em Bogotá. Com a vantagem no saldo, a “Granada Grená” foi campeã de um torneio da Conmebol pela primeira vez.
O segundo troféu continental veio 17 anos depois. Em 2013, o Lanús derrotou a Ponte Preta na final da Sul-Americana. A ida foi disputada no Pacaembu, em São Paulo, e terminou empatada em 1 a 1. O Ciudad de Lanús recebeu o duelo de volta, vencido pelos mandantes por 2 a 0.
Campeão em 1996, o Lanús voltou a decidir a Copa Conmebol na temporada seguinte. O resultado, porém, não foi positivo para o time argentino, que foi goleado pelo Atlético diante de seus torcedores. Na abertura da série, vitória alvinegra por 4 a 1 em Buenos Aires. Com larga vantagem em mãos, o Galo sacramentou a conquista com um simples empate por 1 a 1 no Mineirão.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuva