O América tem uma missão quase de vida ou morte diante do Operário-PR. Com o cenário cada vez mais apertado na luta pelo acesso, a equipe se vê na obrigação de vencer fora de casa. A seis rodadas do fim, a partida contra os paranaenses vale a permanência na briga na parte de cima da tabela. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, 23, às 21h30, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A situação do América é complicada. O time está em sétimo, com 49 pontos – quatro de distância para o Mirassol, quarto colocado. A disputa pelas quatro vagas não é simples. O Santos lidera a competição, com 56 – mesmo número do Sport, segundo colocado, mas à frente no saldo de gols. O terceiro é o Novorizontino, com 54.
Fora do G4 aparecem Ceará, com 51, e Vila Nova, com os mesmos 49 do América, mas à frente em vitórias (14 a 12).
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação “mágica” para o acesso é de 64 ou 65 pontos – 99,3% e 99,9% de chance, respectivamente, para o time que atingir essa somatória.
Dessa forma, o Coelho ainda tem em disputa 18 pontos, com a necessidade de somar ao menos 15 (para 64 pontos) ou 16 (para 65 pontos). O que significa que a equipe precisa vencer cinco das seis partidas restantes – aproveitamento entre 83% e 88%.
Contudo, uma possível derrota para o Operário-PR deixa os caminhos ainda mais difíceis. Nesse cenário, o alviverde precisaria vencer, então, os cincos jogos faltantes após o confronto desta quarta.
Dificuldade do América – Frente ao Operário-PR, o América encara um ponto a ser melhorado na campanha da Série B – o desempenho fora de casa. Em 16 jogos, são apenas duas vitórias, sete empates e sete derrotas longe do Independência – um aproveitamento de 27%. A equipe tenta ir contra os números para subir na tabela.
Em caso de vitória, o América chegaria a 52, ainda fora do G4, porém mais perto da zona de classificação. Para se manter na posição, dependeria do resultado de outros confrontos – teria que contar com derrota do Ceará e empate (ou derrota) do Vila Nova.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuva