Quarta, 16 de Julho de 2025 09:13
(34)99210-4372
Anúncio
Política Política

Como ficaram os apoios dos ex-candidatos à prefeitura de Uberaba no 2º turno

Como ficaram os apoios dos ex-candidatos à prefeitura de Uberaba no 2º turno

24/10/2024 04h00
Por: Redação
Elisa Araújo e Tony Carlos vão disputar o segundo turno em Uberaba
Elisa Araújo e Tony Carlos vão disputar o segundo turno em Uberaba

A quatro dias do segundo turno das eleições municipais, a reportagem do JORNAL DE UBERABA mostra os candidatos que não conseguiram a preferência do eleitorado para seguir na disputa pela Prefeitura de Uberaba. Apenas um dos candidatos declarou apoio explícito, outros preferiram ficar neutros entre Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB) e um conclama os eleitores pelo voto nulo. 
O ex-prefeito de Uberaba e ex-ministro de Lula, Anderson Adauto (PV), ficou em terceiro colocado com 12,91%, mas seus votos foram anulados devido a candidatura estar sub júdice. O registro de Adauto foi indeferido em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e o recurso agora segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele declarou que se manterá neutro até o fim das eleições.
Samir Cecílio (PL), quarto colocado com 9,04%, também optou pela neutralidade. “Diante do cenário escolhido pela maioria dos eleitores uberabenses, neste segundo turno, o PL Uberaba optou pela neutralidade, deixando livre para que cada eleitor, filiado e apoiador, tome sua decisão”, afirmou em nota divulgada em sua rede social.
Já o ex-prefeito Paulo Piau (PSDB), que obteve 3,21% dos votos no primeiro turno, na quinta posição, foi o único que declarou apoio explícito, argumentando que um político não deve nem pode optar pela neutralidade. “É o mesmo que recomendar voto branco ou nulo. Meu voto será destinado ao Tony Carlos”, acrescentou.
 Por outro lado, Adriano Espíndola (PSTU), que recebeu 0,35% dos votos válidos, declarou que Elisa e Tony não representam a classe trabalhadora. Por isso, seu partido divulgou uma nota orientando os eleitores a optarem pelo voto nulo no segundo turno em Uberaba. Essa orientação inclusive é seguida pelo PSTU em quase todas as cidades onde terão segundo turno.
Vale lembrar que o PT divulgou nota na terça-feira optando pelo voto nulo no próximo domingo. “Consciente de que nenhuma das duas candidaturas assume o projeto sociopolítico do PT, o Diretório Municipal deliberou e decidiu pelo indicativo de voto nulo na eleição de segundo turno no dia 27. A decisão do DM será comunicada também à Federação que o PT integra, juntamente com o PCdoB e o PV”, diz a nota. 
Já a Rede liberou seus filiados e simpatizantes a escolher o candidato ou a candidata que considerem que tem a melhor proposta para Uberaba.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.