Mebox
Cidade

Regulação de leitos no Município é normatizada

O objeto da Portaria é a normatização para a gestão de leitos de internação dos casos excepcionais para transferência de pacientes em hospitais privados para o Sistema Único de Saúde

07/04/2020 05h00
Por: Redação

Portaria publicada no Diário Oficial do Município – Porta Voz de sexta-feira (3) instituiu o sistema e o fluxo suplementar de regulação oficial de leitos do município de Uberaba. O objeto da Portaria é a normatização para a gestão de leitos de internação dos casos excepcionais para transferência de pacientes em hospitais privados para o Sistema Único de Saúde.

O coordenador do Complexo Regulador Municipal, médico Raelson Batista, explica que havendo necessidade de transferência de pacientes da rede privada para a pública, por saturação de leitos da rede privada, os mesmos só serão internados se não houver pacientes da rede pública com a mesma demanda. “A prioridade é para o paciente da rede pública”, destaca. 

A Portaria ainda estabelece a maneira como deverá se dar a solicitação e os documentos necessários junto ao Complexo Regulador Municipal da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, bem como ressalta que os casos de pacientes de outras regiões de saúde, que se caracterizam de competência exclusiva da Central de Regulação Estadual – CRE, serão realizadas pela Central Estadual.

 

Ampliação de capacidade - Também na sexta-feira (3), foi publicada Portaria investindo médicos na função de autoridade sanitária para exercício das atividades de Vigilância Sanitária, no âmbito do Município. Seguindo Raelson, a medida amplia a capacidade de processamento e análise da Central de Regulação do Município. “O objetivo é reforçar a quantidade de médicos, prevendo uma demanda potencialmente aumentada em razão da Covid-19, reforçando a equipe, uma vez que estes médicos atuarão na regulação dos leitos dentro de Uberaba”, explica o coordenador do Complexo Regulador Municipal.

 

Uberaba está com 13 casos positivos de Covid-19

 Até ontem foram notificados 405 casos de síndrome gripal em Uberaba. Deste total: 84 casos suspeitos de Covid-19 tiveram amostra coletada para análise; 37 aguardam resultado; 36 foram negativos; 13 testaram positivo; 9 estão internados com suspeita de Covid-19; um testou positivo e está em fase de contra prova do Ministério da Saúde (não computado no item acima); e um óbito de paciente local continua em investigação.

Como foi antecipado, os boletins diários ganham característica mais genérica, conforme protocolo, e periodicamente serão apresentadas informações percentuais por sexo e idade.

 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários