Mebox
Eventos

Coluna social

Olésia Borges

Olésia Borges

Olésia BorgesEconomista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos

07/04/2020 05h00
Por: Redação
 A elegante e solidária Maria de Lourdes Costa Fernandes recebe cumprimentos e homenagens pelo aniversário no dia 9 de abril - Foto: Marise Romano
A elegante e solidária Maria de Lourdes Costa Fernandes recebe cumprimentos e homenagens pelo aniversário no dia 9 de abril - Foto: Marise Romano

Semana Santa...

 

...A comemoração do Domingo de Ramos abriu para cristãos, literalmente, as "portas" para a celebração da Semana Santa, quando recordamos a Paixão, Morte e  Ressurreição de Jesus Cristo. Esta semana começou diferente, a bela celebração, que tradicionalmente lembra ao mundo cristão, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, foi marcada pela ausência dos fiéis nas igrejas e pelo isolamento social, decorrente da pandemia do coronavírus. Este ano os cristãos de todo o mundo, acompanharam a abertura da "semana santa" através dos veículos de comunicação. A Semana que tem seu ponto culminante no Domingo de Páscoa, com a ressurreição de Jesus Cristo, este ano, embora guarde o seu significado, não contará com os fiéis nas igrejas, celebrando a vitória da vida sobre a morte. Esta comunhão espiritual, será uma vivencia litúrgica diferente, com as celebrações chegando até aos fiéis através dos meios de comunicação.

 

Páscoa...

...Em tempos de Pandemia, a Celebração de Páscoa, a solenidade mais importante da Igreja será bem diferente, os fiéis estarão reunidos à distância. Apesar de tudo, as celebrações não perderão sua beleza e significado. Os cristãos se prepararam para viver cada celebração no santuário de suas casas, de modo ainda mais profundo, pelo grave momento que enfrentamos no planeta. A vivencia da Semana Santa de modo inédito, nos dará a oportunidade de valorizar as celebrações, que talvez em anos anteriores, com as pessoas viajando, não se conscientizavam da sua real importância. A nossa disposição, de coração, agora, dentro das realidades virtuais, será de fato, por inteiro, dando-nos a oportunidade de vivenciar  o verdadeiro sentindo de Igreja. 

 

Tríduo Pascal...

...A celebração realizada em três dias, que se inicia na próxima quinta feira Santa, com a tradicional missa do lava-pés, culmina com a "Vigília da Páscoa", tempo de celebração da vitória de Jesus sobre a morte. Na véspera de sua paixão Cristo instituiu dois sacramentos importantíssimos para a vida da Igreja, o Sacramento da Ordem e o Sacramento da Eucaristia. Estes dois sacramentos são simbolizados, na cerimônia do lava-pés, a maior prova de amor de Cristo, de dar a vida pelo irmão, como disse o próprio Jesus. O tríduo Pascal,  celebração que começa na quinta-feira, percorre  a sexta feira e o sábado, durante um tempo de silêncio profundo, para  celebração da madrugada de domingo, a Ressurreição e a vitória de Jesus sobre a morte.

 

Em Uberaba... 

...As comemorações da Semana Santa não serão diferentes. Desde o Domingo de Ramos as tradicionais celebrações nas igrejas, como a procissão  externa de Ramos não contaram com a presença física dos fieis. Os católicos acompanharam tudo através dos veículos de comunicação, preparando  suas casas, de forma criativa, para receber Jesus, lembrando a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. O tríduo da Semana Santa nas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em razão da Pandemia acontece de formas variadas obedecendo os ritos e celebrações do importante calendário religioso da semana santa. 

...Durante o Tríduo Pascal, sem a participação física das pessoas, também não serão realizadas cerimônias, que tradicionalmente  contam com a presença dos fiéis. As celebrações da Paixão do Senhor, na sexta-feira, terão intenções especiais para os doentes, especialmente os portadores do Covid-19, defuntos e aquelas pessoas que sofrem ou se encontram em dificuldade. O tradicional beijo à Cruz será dado somente pelo celebrante e a Vigília Pascal também será sem a presença dos fiéis.

  

No Vaticano...

...O  Papa Francisco celebrará os Ritos da Semana Santa no Altar da Basílica de São Pedro, sem a participação popular. Na sexta feira da Paixão às 18h (14h horário de Brasília), o Papa  inicia as Celebrações da Paixão do Senhor. Às 17h, (horário de Brasília) acontece a Via-Sacra (na Basílica e São Pedro), dando início à Vigília Pascal da noite de sábado Santo. No Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor, às 7h, horário de Brasília, será rezada Santa Missa e ao final o Santo Padre dará a Bênção «Urbi et Orbi».

 

Esperança...

... Enquanto os tempos difíceis de Pamdemia e distanciamento social forçado, pelo coronavírus, não termina, a presença das crianças é uma  promessa que renova  esperanças de um futuro melhor. Nas famílias o nascimento de um filho é comemorado  com renovada alegria pela certeza de uma nova esperança. O nascimento de uma criança no seio de uma família, apesar dos momentos difíceis, é uma benção Divina do nosso Criador, através da manifestação da Vida que  continua. Entre as famílias abençoadas, recentemente, pela chegada de um filho, o nosso abraço ao casal Laura Salge e Thiago Andrade Cunha Guimarães, que comemoram o nascimento do Tomaz. Os avós maternos Simone Salge e Tadeu Borges e os avós paternos,  Silvana Andrade Cunha Guimaraes e Paulo Guimarães, estão também comemorando na maior felicidade a chegado do netinho Tomaz.            

 

No Shopping Uberaba...

... Dez profissionais da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, estarão nesta terça-feira, 7 de abril, no Shopping Uberaba  para mais uma etapa da vacinação dos idosos, acima de 60 anos, contra a gripe. Serão vacinados os idosos  que estiverem dentro dos veículos. A retomada em Uberaba da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, no shopping Uberaba, através do sistema drive thru será a partir das 9 horas,  com a  entrada dos carros, pela rotatória da avenida Santa Beatriz. É bom lembrar que as senhas serão distribuídas  a partir das 9 horas, de acordo com o número de doses destinadas àquela ação. Todos os idosos  que receberem a senha serão vacinados.  A Secretaria Municipal de Saúde recebeu cerca de 11 mil vacinas da Secretaria Estadual de Saúde, por isto está encaminhando os lotes de forma fracionada, por questão estratégica, em tempos de pandemia do coronavírus, evitando-se assim, a aglomeração de pessoas. O diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Robert Boaventura, destaca que não é  preciso correria em busca da vacina. Além de drive thru, a campanha mantém a  logística de distribuição de lotes nos postos de saúde da cidade.  

 

  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários