Banner prefeitura Covid
Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

07/04/2020 05h00
Por: Redação

ANOITECEU E NÃO AMANHECEU

O ex-vereador China anoiteceu filiado no Cidadania e amanheceu no PMN, Chiquinho das Zoonoses saiu do MDB e foi para o PSD, como dezenas de outros candidatos.

 

NOVA CARA

O PTB de Tony Carlos e J. Júnior também está com cara nova, depois da saída dos vereadores Ronaldo Amâncio, Fernando Mendes e Varciel Cabeleireiro, o Pastor Eloisio, o ex-vereador Afrânio Lara, Padre Júnior ganharam mais destaque no partido.

 

CAIU A FICHA

Em média nas eleições municipais 150 mil eleitores comparecem nas urnas, que são chamados de votos válidos para cálculo do coeficiente partidário, para eleição proporcional. Segundo o presidente do PDT Jacoob Estevam, pelo menos 10 partidos conseguiriam 10 mil votos, totalizando 120 mil, o restante será branco e nulo, e distribuído para os partidos com medalhões de voto. Portanto, nenhuma legenda conseguirá fazer 4 vereadores.

 

EU NÃO CONTO

Tem assessor parlamentar questionado como vereador consegue comprar carro de R$ 400 mil, ainda mais, em tempo de recessão!

 

PAINEL DA CÂMARA

O primeiro dia de sessão da Câmara após o troca-troca de partidos políticos, alterou a maioria das representações. PTB e PL ficaram sem representação, enquanto o MDB tornou a maior bancada possuindo seis vereadores, e partidos que não possuíam representação como Cidadania, Patriota, PSC, Podemos e DEM passaram a ter representantes.

 

ÚLTIMA HORA

De acordo com articulador político, o vereador Fernando Mendes deixou para o último minuto para desfiliar-se do PTB. Tudo indica que perdeu o prazo de desfiliação, tornando irregular sua nova agremiação partidária. Segundo representante do PTB, a desfiliação será questionada em juízo.

 

FAHIM SAWAN

Articulador político em conversa com a coluna BASTIDORES afirmou que o ex-deputado Fahim Sawan não conseguiu fazer a emissão de seu Título de Eleitor, contudo, foi confirmada sua filiação no Cidadania. Questões serão resolvidas após o restabelecimento da Justiça Eleitoral.

 

FAHIM VEREADOR

De acordo com o articulador político, o vereador Kaká Carneiro não será candidato a vereador, devendo a cadeira do Cidadania ser disputada por Madruga e Fahim.

 

DUPLA/TRIPLA FILIAÇÃO

Tem pré-candidato a vereador que efetivou sua filiação em três partidos políticos. Segundo dirigentes partidários ambas fichas foram datadas do mesmo dia. E agora José?

 

FALTAM 2 MESES

Uns dizem que Luiz Guaritá Neto retornará a cadeira de prefeito, outros afirmam que Guaritá não será candidato, é certo que Guaritá terá que desincompatibilizar 4 meses antes da eleição.

 

DINHEIRO DISPONÍVEL

O programa de financiamento da folha de pagamento para pequenas e médias empresas foi regulamentado ontem pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em reunião extraordinária. Com isso, as empresas já podem pedir o empréstimo aos bancos.

 

SUMIU

Com o advento da crise do coronavírus, empresária anoiteceu e não amanheceu, abandonando a empresa nas mãos dos funcionários, que estão há 2 meses sem receber seus salários.

 

RENUNCIOU

Um dia depois de revogar o decreto em que permitia a reabertura do comércio local, o prefeito de Varginha, Antônio Silva (PTB), renunciou ao cargo. A carta foi entregue à Câmara Municipal da cidade do Sul de Minas e os vereadores participarão de uma reunião extraordinária nesta terça-feira (7), às 14h, para verificar os trâmites legais para entregar o cargo ao vice, Vérdi Lucio Melo.

 

NOVO E CONVID-19

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá analisar em breve se o partido Novo pode destinar parte de sua parcela do Fundo Partidário para o combate ao novo coronavírus. Segundo o relator da proposta, ministro Luiz Felipe Salomão, a consulta será levada para exame no tribunal "com a devida urgência".

 

51 MILHÕES

A Justiça do Trabalho de Minas liberou até o momento R$ 51.750.560,87 para os municípios mineiros usarem em ações sociais e de saúde no combate ao novo coronavírus. De acordo com o órgão, os recursos financeiros foram liberados após a concessão de liminares atendendo a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT).

 

DESTINAÇÃO

O dinheiro tem que ser destinado para a aquisição de produtos e insumos hospitalares, a reestruturação de unidades de atendimento, a aquisição de testes rápidos da Covid-19 e, ainda, para medidas de auxílio no transporte de pacientes infectados pela doença.

 

DEMITIDO E READIMITIDO

No meio da tarde de segunda-feira (06), o presidente Jair Bolsonaro verbalizou a pessoas próximas que demitiria o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. No entanto, antes mesmo de a noite chegar, Bolsonaro teria voltado atrás e desistiu de desligar o ministro.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários