Mebox
Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

Bastidores

BastidoresBastidores por Lawrence Borges

08/04/2020 05h00
Por: Redação

 CORONAVÍRUS NO BRASIL

O Brasil já registra 667 mortes por Covid-19 e 13.717 pessoas diagnosticadas com a doença. Os dados estão disponibilizados na plataforma virtual no site do Ministério da Saúde. 

 

DADOS ESTATÍSTICOS

De acordo com o boletim anterior do Ministério da Saúde, no Brasil já indicava 553 mortes e 12.056 casos confirmados, um aumento de 20% e 13%, respectivamente. A taxa de letalidade da doença no país é de 4,9%.

 

MINAS x Covid-19

Nove mortes pelo novo coronavírus foram confirmadas por exames laboratoriais em Minas, de acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Nessa lista, constam mais uma morte em Belo Horizonte, além de óbitos em Montes Claros, no Norte de Minas, e Ouro Fino, no Sul do Estado. Outras 119 mortes são investigadas e 64 óbitos foram descartados para Covid-19, após resultados de exames. O estado contabiliza 525 casos confirmados para a doença e 47.725 notificações pendentes de resultados. 

 

REMÉDIO CONTRA COVID-19

Um remédio usado comumente no tratamento da Aids e fabricado em larga escala no Brasil tem um efeito promissor no combate à covid-19, superior ao da cloroquina, considerada eficaz pelos governos de Donald Trump, nos EUA, e de Jair Bolsonaro, em teste em vários países. É o que mostra uma pesquisa da Fiocruz.

 

ESTUDO DA FIOCRUZ

O estudo realizado in vitro constatou que o medicamento atazanavir é capaz de inibir a replicação do novo coronavírus, além de reduzir a produção de proteínas que estão ligadas ao processo inflamatório nos pulmões e, portanto, ao agravamento do quadro clínico da doença. 

 

ALMIR SILVA x COVID-19

O vereador Almir Silva vem destacando que suas solicitações realizadas estão sendo colocadas em prática pela Administração local, dentre elas, a disponibilização de local para receber moradores de rua em situação de risco, prorrogação do prazo para a entrega do Imposto de Renda, pagamentos dos salários dos profissionais da segurança pública do Estado em dia, além de ter encaminhado um pedido prefeito Paulo Piau é para que flexibilize o pagamento do IPTU.

 

AGNALDO SILVA x COVID-19

O vereador Agnaldo Silva utilizou a sessão da Câmara para parabenizar o prefeito e os demais integrantes do comitê responsável pela crise, pela iniciativa de liberar parcialmente o comércio a partir da próxima semana, desde que as regras estipuladas no decreto sejam seguidas.

 

RUBÉRIO SANTOS x COVID-19

O líder Rubério dos Santos também utilizou da palavra para parabenizar o prefeito e sua equipe pelas decisões que estão sendo tomadas, apesar de serem ações muito difíceis. 

 

ALAN CARLOS x COVID-19

O vereador Alan Carlos da Silva pediu a intensificação da limpeza nos órgãos públicos, como forma de prevenção ao coronavírus, reduzindo sua proliferação. Alan Carlos também pediu uma atenção especial com as agências lotéricas, que estão ficando superlotadas.

 

SEM FUNDO ELEITORAL

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal Cível de Brasília, determinou, nesta terça, 7, o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário, cujos valores não poderão ser depositados pelo Tesouro Nacional, à Disposição do Tribunal Superior Eleitoral. Na mesma decisão, afirmou que o montante fica à disposição do governo Jair Bolsonaro para ser usado "em favor de campanhas para o combate à Pandemia de coronavírus – Covid-19, ou a amenizar suas consequências econômicas".

 

AUXÍLIO EMERGENCIAL

O Governo Federal começou a disponibilizar, na manhã de ontem, cadastro para o auxílio emergencial de no mínimo R$ 600,00 a trabalhadores informais e famílias de baixa renda no Brasil. As três parcelas desse benefício serão pagas em até 45 dias.

 

SALÁRIO NA CONTA

Em meio à expansão do coronavírus, o Governo de Minas informou que pagará os salários integrais das áreas da saúde e da segurança pública nesta quinta-feira, antes do feriado da sexta-feira da paixão. Sem paralisar suas atividades no período de pandemia, todos os profissionais nos 853 municípios do estado serão contemplados.

 

DEMAIS SERVIDORES 

O governo de Minas Gerais ainda não tem uma data definida para o pagamento de salários de parte dos servidores públicos. Em entrevista ao Estado de Minas na tarde de ontem, o governador Romeu Zema (Novo) pediu desculpas e disse que, por ora, não há como prever quando os recursos estarão à disposição.

 

100% CORONAVÍRUS

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Rede Fhemig, é o primeiro de Minas Gerais a destinar, desde 25/3, 100% de seus leitos para o atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus. Neste momento, a unidade conta com 70 leitos de enfermaria e 40 de terapia intensiva, podendo expandir sua capacidade para 84 leitos de CTI. Além disso, o Setor de Imagem será adaptado para receber o novo serviço de tomografia computadorizada.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários