A Prefeitura, por intermédio das Secretarias de Defesa Social (SDS) e Planejamento (Seplan), promoveu na quinta-feira, 7, a 1ª Audiência Pública para apresentação do diagnóstico da Mobilidade Urbana e Acessibilidade de Uberaba. O objetivo foi ouvir a população e informá-la sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Consórcio PlanMob Uberaba.
À exemplo da Audiência sobre a Revisão do Plano Diretor Integrado, na terça-feira, 6, houve expressiva participação de diversos setores da sociedade civil que contribuíram com questionamentos e sugestões.
A superintendente de Planejamento Urbano na Seplan, Ana Luísa Bilharinho, lembrou que essa é a primeira vez que Uberaba faz Plano de Mobilidade, e mais importante ainda, integrado com o Plano Diretor. “Por isso nós queremos a participação da comunidade em todos os pontos do trabalho, conhecendo seus anseios e dúvidas”, explicou.
Dentre as manifestações da comunidade, foram elencados pontos que podem ser reforçados ou melhorados quanto às ciclovias, pedestres e transporte coletivo.
O representante da empresa Tecnotran Engenheiros Consultores, que integra o consórcio PlanMob Uberaba, André Barra, ressaltou que a grande maioria das observações, questionamentos e contribuições da comunidade local é relacionada ao sistema viário.
Segundo ele, a participação da população de Uberaba difere do que foi identificado em outras cidades onde o consórcio também presta serviço, nas quais o foco é o transporte coletivo. “A gente acredita que isso se dá em virtude do sistema BRT já estar estruturado, bem-feito e bem-implantado, levando o foco para a infraestrutura, atendimento às minorias e acessibilidade, por exemplo”, completou.
De acordo com o coordenador técnico do PlanMob, Ricardo Mendanha, as contribuições serão incorporadas ao diagnóstico para a sua conclusão.
O secretário adjunto da SDS, Claudinei Nunes, informou que em dezembro acontecerá uma Oficina Técnica para discutir algumas propostas com o apoio da comunidade e dos segmentos organizados para que, depois, numa segunda audiência, haja a aprovação dessas proposições. “A previsão é de que o Projeto de Lei seja encaminhado para a Câmara Municipal de Uberaba e após votação e aprovação, a prefeitura dará início à fase de implantação, com ações a curto, médio e longo prazo”, concluiu.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuva