A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai ampliar o atendimento em Tempo Integral (PMETI) nas unidades de ensino com mais de 800 novas matrículas para o ano de 2025. O PMETI, na concepção da educação integral, é ofertado em 40 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e 14 unidades de Ensino Fundamental, com o objetivo de ampliar o tempo de aprendizagem dos alunos, possibilitar um currículo mais amplo e diverso, além de uma maior proteção e inclusão social aos alunos mais vulneráveis.
Atualmente, a Semed já atende 6.577 alunos em Tempo Integral e está garantida a abertura de 807 novas vagas para o ano que vem, sendo que 641 foram pactuadas com o Ministério da Educação (MEC) no 2º ciclo do programa federal, distribuídas nas etapas de Creche, Pré-Escola, Anos Iniciais e Finais.
A ampliação foi definida a partir dos Planos de Atendimento anuais, elaborados em conjunto entre os diretores escolares e o Departamento de Inspeção Escolar da Semed. A decisão foi tomada respeitando as necessidades e as demandas de cada unidade e as particularidades de cada região de Uberaba.
“Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto e afinado entre a Semed e as escolas. O Tempo Integral é fundamental para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, oferecendo atividades diversificadas que vão além da sala de aula e contribuem para redução das desigualdades sociais. Além disso, essa modalidade traz mais tranquilidade para as famílias, que podem contar com um ambiente seguro e estimulante para os filhos durante o dia e podem trabalhar sabendo que eles são bem-cuidados", destacou o secretário municipal de Educação, Celso Neto.
O PMETI em Uberaba já oferece uma variedade de atividades extracurriculares, além dos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como oficinas de artes, música, dança, teatro, esportes, empreendedorismo e cidadania.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 26°
Chuva