Com características únicas, como belezas naturais de tirar o fôlego, está nascendo um novo destino turístico na região. Dotada de cenário ideal para receber alto volume de investimento pela iniciativa privada, a orla do Rio Grande, no município de Conceição das Alagoas (MG), comporta a instalação de empreendimentos com foco em esportes náuticos, condomínios, pesca e muito mais, o que vai desenvolver o turismo com foco também na sustentabilidade. Esses investimentos propiciarão um salto de crescimento para a região devido à geração de empregos, renda e oportunidade.
Para permitir o desenvolvimento da atividade econômica com tamanha riqueza natural, o prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires, criou um plano diretor exclusivo para a orla, denominando-a Riviera de Volta Grande, em forma de lei. A iniciativa cria ambiente propício para a atração de inúmeros negócios.
Com a Riviera de Volta Grande, já chegaram dois empreendimentos: o Residencial Náutico La Lagoa, lançado pela RCGuaritá Construtora, de Uberaba (MG), e o Condomínio Náutico Gran Aqua, em um investimento de R$14 milhões, que tem lançamento pela Sevenplan Urbanismo, de Franca (SP), previsto para ainda este ano. Há mais tempo, há o Thermas Ubatã, com mais de 73 mil m² de natureza preservada e exuberante às margens do Rio Grande.
Para o engenheiro Luiz Guaritá Neto, CEO da RCGuaritá, a Riviera de Volta Grande representa um novo marco de lazer para a região de Uberaba e Conceição das Alagoas, em Minas Gerais, e, ainda para a região de Barretos e Miguelópolis, em São Paulo. É uma grande oportunidade, inclusive porque, segundo ele, a construtora acaba de entregar, com um ano de antecedência, o La Lagoa, um dos primeiros loteamentos completamente fechados no território, com toda a legalização e muita área verde com opções de lazer já implementadas no empreendimento. O CEO da Sevenplan Urbanismo, Mairon Leal, destaca que gerar um impacto positivo na comunidade tendo compromisso com a sustentabilidade tem um valor inestimável. Por isso, o Gran Aqua tem infraestrutura que prioriza a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que oferece às famílias a oportunidade de morar com vista para o paraíso desenhado pela natureza.
O especialista em formatação de território e concepção de destino turístico, Ernani Baraldi, que dirige o Hub Station de conexão comunitária de ideias em oportunidades, assegura que a natureza tem o poder de alavancar a transformação econômica e para converter um local em destino atrativo, é preciso promover transformações que beneficiem a comunidade. “É preciso pensar no futuro, nas novas gerações, ou seja, em experiências que promovam as pessoas”.
A proximidade com Uberaba (MG), que acaba de ser incluída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Rede Mundial de Geoparques, é outro fator preponderante para fortalecer ainda mais o destino, já que um geoparque prevê a promoção do turismo, o fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico, a conscientização sobre a conservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, além do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local e regional.
Sobre a Riviera de Volta Grande
É um projeto de destino turístico no território de Conceição das Alagoas, às margens do Rio Grande, criado para valorizar a natureza e o desenvolvimento sustentável. Promove a economia local com oportunidades para hotelaria, gastronomia, artesanato, lazer, entretenimento e construção civil. Seu potencial é nacional, porque chama a atenção de turistas de todo o país para esportes náuticos e o contato com a natureza. Veja mais no perfil @rivieradevoltagrande, no Instagram.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 26°
Chuva