Domingo, 01 de Dezembro de 2024 15:05
(34) 3334-4440
Anúncio
Cidade AfroEmpreendedorismo

A Coordenação da Feira Negra concluiu o Novembro de 2024 com êxito.

Fechamos o movimento com algumas conquistas, superando o imaginário.

29/11/2024 12h30
Por: Cassiano Teodoro e Renata Aparecida Fonte: Arial

AfroEmpreendedorismo

 

Empreender depois dos 60 anos é possível?

A expectativa de vida da população tem aumentado nos últimos anos, o que é fantástico. Com os avanços da medicina, muitos conseguem passar dos 60 anos de idade com ótima saúde, com força e vontade de trabalhar. Contudo, como hoje há maior oferta de trabalhadores, não há empregos de bom nível disponíveis, especialmente com a aceleração dos processos de digitalização, o que deve reduzir ainda mais os contingentes. Já que os empregos estão escassos, empreender é uma opção realista para muitos seniores. Mas como conseguir confiança para empreender aos 60?

Muitos seniores ainda não estão preparados para se aposentar porque têm demandas financeiras mensais altas ou mesmo porque não pouparam suficientemente para esta nova fase. Muitos tentam um reposicionamento de carreira para procurar um novo emprego. Mas com o passar dos anos, a dificuldade para manter sua renda aumenta.

Empreender depois dos 60 pode ser uma ótima opção para conseguir a manutenção da renda e apesar do esforço do início da empresa, a nova atividade pode trazer uma certa flexibilidade de horário. Porém, e acima de tudo, empreender traz uma oportunidade para as pessoas se manterem ativas, o que obviamente gera impactos na renda mas também na saúde, uma vez que os desafios empresariais estimulam fortemente as atividades cerebrais.

Teoricamente não há idade para empreender, mas empreender depois dos 60 traz diversos desafios. Os seniores tem experiência, conhecimento, paciência e sabedoria mas estão com a velocidade mais baixa. Têm mais conexões mas usam muito pouco a sua rede de contatos. Geralmente correm menos riscos e têm maior resistência a mudanças. Os jovens estão mais conectados e associados a inovação, mas os mais experientes tendem a criar negócios mais sólidos e sustentáveis, apesar de menos inovadores.

Os mais experientes são menos energéticos e intuitivos, têm mais demandas pessoais e familiares, são mais conservadores e menos abertos a coisas novas e tecnológicas. Tendem a ser menos dinâmicos, mais reativos e têm mais vícios. Às vezes têm restrições de saúde, financeiras e de locomoção. Porém, costumam ter mais credibilidade, acesso a crédito e mais bens para dar em garantia. Geralmente são mais treinados, racionais e buscam realização profissional e não somente rentabilidade e acumulação de bens.

Empreender nesta fase de vida é desafiador. A energia está menor, mas a bagagem dos anos pode ajudar muito. Muitos se desencorajam por ter mais idade. O medo é natural para qualquer empreendedor, mas vale buscar coragem. Certamente haverá rejeição, dificuldades, falta de recursos, excesso de atividades, o que é muito comum nas startups, mas a boa notícia é que os mais experientes tendem a aguentar estas pressões com mais resiliência.

A decisão de empreender tem que ser bem pensada. Questione se a aposentadoria vai lhe fazer feliz e se a renda que terá nesta fase lhe dará um padrão de vida satisfatório. Avalie se terá energia suficiente e se seu espírito está positivo para o desafio empresarial e para a tomada de riscos. Empreender traz riscos, mas também um potencial muito maior de retorno.

Mas como começar? Como se apaixonar por empreender e partir para montar o seu negócio?

Comece pela mudança na sua forma de pensar e se reinvente. Volte para a sala de aula, procure aconselhamento de mentores e acesse suas conexões. Busque informações e monte um plano de negócios. Teste ideias, crie um protótipo, pegue feedback e ajuda de consultores e de potenciais clientes. O Sebrae e o Sesc Idoso Empreendedor costumam dar apoio para seniores empreendedores.

Comece a desenvolver algo que você realmente goste de fazer. Mas é importante que o seu cliente potencial também goste de sua proposta de valor. Não se empolgue com as modas de mercado. Imagine a empresa dos seus sonhos, mas mantenha os pés no chão. Você não precisa fazer a empresa de tecnologia que está em moda, procure fazer algo pelo qual se apaixone e que vá conseguir desenvolver bem e gerir por muito tempo. Algo que seja compatível com suas competências e sua forma de viver.

Busque apoio financeiro e ajuste suas finanças. Associe-se com os mais jovens, peça opiniões diversas e se abra para as inovações, especialmente as tecnológicas. Use mais os canais digitais e as mídias sociais. E acima de tudo: cuide bem da saúde e pense na sucessão do seu negócio.

Os principais erros que geralmente os seniores comentem quando decidem empreender são: investir todas as suas economias, não fazer estudo de mercado, achar que o que gosta é exatamente aquilo que o cliente precisa sem perguntar para ele; não buscar feedback, se endividar demais, não focar nas vendas e não separar as finanças pessoais das da companhia. Cuidado. Empreender é algo muito promissor, pode transformar o seu futuro, mas conservadorismo depois dos 60 anos é algo positivo. Risco é algo inerente aos negócios, mas nesta fase de vida não podemos errar tanto, portanto prudência é algo importantíssimo.

De uma forma geral, precisamos parar de ser parciais em relação à idade. Jovens e seniores têm formas diferentes de empreender, mas há espaço para todos, aproveitando o que eles trazem para a empresa. O grande desafio é combinar seniores e jovens na mesma companhia e colher o que de melhor eles têm para contribuir.

 

O fim de Novembro e a luta contra o racismo vai continuar, sempre.

O dia 20 de novembro é considerado o Dia da Consciência Negra. Não é, portanto, um dia para que as pessoas negras reflitam sobre o racismo. Elas já vivem a realidade do que isso significa, em todos os ambientes, em todas as dimensões de sua existência. Refletem sobre isso, querendo ou não, todos os dias.

O 20 de novembro é dia de dar maior visibilidade para o fato de que somos um país de pessoas racistas, de que a nossa cultura (capitalista, patriarcal, sexista) funda-se, aproveita-se, alimenta-se do racismo.

As ações afirmativas representam hoje uma revolução no campo da educação universitária, especialmente na área da saúde por exemplo. Não só reservam vagas a pessoas vinculadas às ações afirmativas, mas também ampliam possibilidades de investimento na educação em níveis nunca antes experimentados no ensino superior do país. Do ponto de vista legal, o STF já declarou a constitucionalidade das ações afirmativas e a utilização de reserva de vagas por critério étnico-racial na seleção para ingresso no ensino superior público.

Em um país onde a distribuição de profissionais de saúde é altamente heterogênea e três quartos de todas as vagas em cursos de medicina estão concentradas em menos de meia dúzia de conglomerados privados de ensino, portanto muito distantes do acesso da maioria da população, a garantia das ações afirmativas na área da saúde deveria ser uma questão de honestidade intelectual e política das pessoas e entidades que acreditam em um SUS equânime e justo.

Um balanço no Movimento em geral na Cidade Uberaba

A alguns anos atrás, por volta dos anos 90, o movimento negro era um pouco mais tímido por conta de várias etapas que passaram os nossos antecessores. Ainda estava mudando de um  regime militar e se adaptando num regime democrático que trouxe grande sequelas de sofrimentos e rigidez.

O nosso povo, até hoje carrega um pouco da servidão dos ancestrais escravizados e isso vem sendo explorado no ponto positivo com muita luta e resiliência. A gente pode até ter essas sensibilidade, mas não entregamos por nada. Fomos forjados para resistir todos os tipos de guerra vindas dos homens racista.

Nunca foi e nem será fácil ultrapassar essa barreira, mas vem sendo trabalhada por pessoas que tem visão e espirito de luta.

Após anos de muitas manifestações em prol dessa batalha tivemos conquistas de libertação. E podemos afirmar que são conquistas que não voltam jamais aos pontos anteriores. Assumimos os nossos desejos que são vários e de notória revolução para a sociedade. Houve nos anos 2010 os reforços do movimento de empoderamento que trouxe luz a várias libertações negras. Avanços na visibilidade de pessoas negra com inúmeras potencias de capacidade. Algumas leis sendo mais fiscalizadas e implentadas.

Os avanços do movimento cresceu muito com os acessos de estudantes nas Universidades nos final da década de 2010. Aumentou consideravelmente e hoje podemos ver frutos desse crescimento. Sabemos que ainda está aquém do necessário para ser uma sociedade equânime.

De modo geral o movimento na Cidade de Uberaba foi bem forte, e hoje realmente muitos avanços comparado aos anos anteriores. Saímos das dependências do poder público e tomamos as funções de que os estudantes, seja da escola Municipal, Estadual ou das Universidades são as bases para essa mudança de consciência que desejamos.

 

A Coordenação da Feira Negra concluiu o Novembro de 2024 com grandes êxito.

 

Superar as expectativas é sonho de todos os que planeja um trabalho a ser realizado, é esse o caminho da Feira Negra Afro Cultural persegue desde quando foi formatada. Sabemos das barreiras a serem encontradas e também os apoios que surge para superar esses obstáculos. Não sabemos muitas vezes onde encontrar devido as complexidades, mas jamais abrir mão como desanimo.

As atividade da Feira Negra iniciou o Novembro no dia 04 com apresentação da História das Tranças. Esse trabalho é realizado pela Rê Stilo Moda Afro nas Escolas, a Renata Aparecida trás uma belíssima história que começa lá na África, no Pais chamado Naníbia. Depois de realizar dois dias na Escola Bezerra de Menezes, incrementado com desfile de Senhoras da terceira idade,   esse mesmo trabalho é realizado, somente a história na Escola São Benedito e na Escola Henrique Kruger.

No dia 10 de Novembro a Feira Negra Presencial esteve na Praça do Volta Grande que foi uma festa das Crianças do Bairro e foi muito bonita e lotada de muita gente do bairro. Ficamos muito felizes com os resultados. E nessa mesma semana no dia 12 e 13 de Novembro a Coordenação da Feira Negra, O Cassiano Teodoro, Presidente e a Renata Aparecida, vice Presidente, participaram do VI CONERER na Cidade de Paracatu, proferindo palestras sobre empreendedorismo. E foi muito proveitoso o network nesse dia, trouxemos uma bagagem de estimulo e expectativas de retorno.

Dia 18, realizamos no Hall de entrada do auditório Esmeralda da UFTM uma linda exposição de objetos Culturais dos ternos de Congadas de Uberaba. Foi muito bonito esse evento. Como também no dia 20 de Novembro a Feira Negra Presencial esteve presente no Centro Étnico Sebastião Mapuaba, juntamente com o movimento da UNEGRO que levou um grupo de samba “ Só de Brincadeira”. Foi um dia também gostoso de encontros importantes no local. Podemos tirar muito proveito desse dia.

No dia 21 de Novembro fomos para o anfiteatro fazer a homenagens aos homens Midiáticos que são eles que nos representam em diversas áreas. Foi uma noite também de fortalecimento da nossa comunidade. Depois no dia 22 e 23 fomos com a Feira Negra para a Escola Corina de Oliveira e foi lindo a festa da Escola. As Professoras trabalham o ano todo sobre o tema Consciência Negra e fez nesses a culminância com um grande Desfile organizado pela Rê Stilo Moda Afro. A Renata que vestiu todos as modelos e com a participação da Kaneca Preta, que cedeu alguns modelos para esse importante desfile.

No dia 23 a Feira Negra estava presente também em Uberlândia no Chá das Pretas que é um evento de reconhecimento de personalidades negras. Estavamos representados pela bancada da Jaqueline Ateliê mais outras 10 expositores que abrilhantaram a festa do Chá das Pretas.

A Feira Negra participou no dia 28 de Novembro no Centro Educacional UFTM, da Feira das Profissões na Universidade, que é realizado todo ano esse grandioso evento. Vem alunos das Escolas externas para ver as profissões existentes na Universidade e chegaram alunos de toda região de Uberaba.

 Para fechar com chave de ouro, fomos convidados para estar na ExpoCigra que é uma exposição de alto padrão na Cidade de Uberaba e vamos participar nos dias 28, 29 e 30 de Novembro. É uma oportunidade de fazer um grande encontro com empresas e pessoas de renomes no mercado. Com isso vamos aumentar o nosso network para o nosso futuro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
AfroEmpreendedorismo
Sobre AfroEmpreendedorismo
A Coluna tem o objetivo de facilitar o processo colaborativo de Cocriação, ou seja, trazer um movimento de mobilização para a cultura do Afro-Empreendedorismo, promovendo com isso mais inclusão social e econômica da comunidade negra
Anúncio
Uberaba, MG
Atualizado às 12h10
28°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
3.62 km/h Vento
60% Umidade do ar
49% (0.26mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)

Mín. 20° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (03/12)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio