O Guarani de Divinópolis confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2024 em uma partida memorável contra o Uberaba, realizada na quinta-feira, 28, no estádio Valdemar Teixeira de Faria, o Farião. Com arquibancadas lotadas e uma torcida fervorosa, o Bugre conquistou o título e garantiu seu retorno ao Módulo II do Campeonato Mineiro em 2025, juntamente com vice-campeão do campeonato, o Uberaba Sport.
O Guarani conquistou o título de campeão mineiro da segunda divisão de 2024 (na verdade, terceira e última divisão estadual) ao golear o Uberaba por 3 a 0, em seu campo, estádio “Farião”. No domingo, na partida de ida, o Guarani já havia vendido por 2 a 1 e tinha a vantagem do empate.
O Bugre conquistou o título com méritos, tendo feito uma bela partida na partidas pela final. No placar agregado: Guarani 5 a 1.
O Guarani teve como treinador João Paulo Oliveira, com Thiago Oliveira sendo o técnico do Uberaba. Porém, terminada a competição, Thiago Oliveira, que este ano já havia comandado o Bandeirante de Birigui no Campeonato Paulista da A3, deverá ser anunciado como o comandante técnico do Lemense, na A3 de São Paulo de 2025.
Vale lembrar que o Guarani conquistou o título com justiça, tendo tido o melhor ataque (30 gols, junto com o Tupynambas), o artilheiro da competição: Thaileon, com 15 gols. Thaileon tem 23 anos e vinha jogando no Boa-MG. Alisson, destaque em toda a campanha, selou a vitória com o terceiro gol do Bugre, coroando uma atuação impecável tanto no jogo quanto no torneio.
Uma curiosidade é que o Guarani passou todo o campeonato sem sofrer nenhum gol nos jogos realizados no estádio Waldemar Teixeira de Faria.
O Guarani já havia conquistado o título desta mesma divisão em 1994, e, no Módulo II (equivalente a A2, em São Paulo), foi campeão em 2002, 2010 e 2018.
O apito final foi o ponto de partida para uma grande festa dentro e fora do estádio, com torcedores celebrando a conquista que marca o início de uma nova fase para o clube. Além do troféu, a vitória reafirma o potencial do Guarani como uma das forças do futebol do interior de Minas Gerais. Agora, a equipe se prepara para novos desafios no Módulo II, onde buscará consolidar seu lugar entre os grandes do estado em 2025.
Módulo II DE 2025 – Com os acessos de Guarani e Uberaba, o Campeonato Mineiro do Módulo II de 2025 terá os seguintes times: Valeriodoce, Nacional de Muriaé, Democrata de Sete Lagoas, URT, North Esporte, Mamoré, Caldense e Varginha (que já estavam na competição) e mais Ipatinga e Patrocinense, rebaixados da primeira divisão nesta temporada.
O Campeonato Mineiro da Segunda Divisão começou no dia 31 de agosto com a presença de 15 equipes, que estavam divididas em três grupos: Grupo A: América de Teófilo Otoni, Boston City, Coimbra, Contagem e Social; Grupo B: Atlético de Três Corações, Villa Real, Guarani de Divinópolis, Inter de Minas, Poços de Caldas e Tupynambas; Grupo C: Araguari, Essube de Uberlândia, Nacional de Uberaba, Paracatu e Uberaba.
Por fraude em documentos de depósito bancário, o Atlético Três Corações foi excluído da competição. E o Araxá desistiu pouco antes de começar o campeonato.
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 20° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Chuva