Em reunião na Prefeitura de Uberaba, nessa terça-feira, 3, representantes do poder público municipal, lideranças rurais e a Polícia Militar trataram de ações para incrementar a segurança no meio rural, em 2025. A palavra prevenção foi predominante nas falas.
A reunião foi convocada pelo secretário do Agronegócio (Sagri), Agnaldo Silva, em decorrência dos últimos registros de roubos de gado e defensivos agrícolas no município.
“Queremos agradecer o apoio e efetivo trabalho das forças de segurança e entidades de classe, sempre dando sustentação aos programas de segurança no meio rural, o que culminou, nos últimos tempos, na redução dos índices de grandes furtos no campo em Uberaba”, disse Agnaldo.
A ideia, com essas conversas, salientou o secretário, é de que haja planejamento dessas ações no campo e que, cada vez mais, esse tipo de delito seja coibido no município.
Para o presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges Fernandes, apesar do excelente trabalho repressivo da Polícia Civil, a solução para o caso é mesmo a segurança preventiva. “Temos que somar forças e adotar ações preventivas. Afinal, as consequências com o ocorrido são sempre lamentáveis”, disse.
Presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Marco Túlio Prata, entende que esse planejamento precisa ser efetivado, o mais breve possível, ressaltando que é fundamental investir em segurança preventiva no campo, seja pelo próprio produtor, seja pelas forças de segurança, que recentemente apresentaram plano com ênfase em tecnologia, logística e inteligência.
O presidente do SRU defende que o produtor instale câmeras em sua propriedade, que haja envolvimento de outras secretarias da PMU nas ações e, até mesmo, da presença da Guarda Civil Municipal no campo.
Oportunamente, representando a Seção de Planejamento da 5ª Região de Polícia Militar, o major Reginaldo Campos Rocha explicou que da parte preventiva quem cuida é a PM e da repressiva, a Polícia Civil, porém, com interação nas ações. O oficial informou que, em meados de agosto, a PM apresentou um novo Plano de Segurança no Campo e que aos poucos vem sendo adotado. Esse plano consiste no investimento de tecnologia no meio rural, por meio de parcerias com as instituições afins e o próprio produtor.
Reginaldo salientou que o projeto de monitoramento está em andamento, assim como ações e operações. “A PM hoje dispõe do calendário agrícola, com o mapeamento das fases de produção no campo, de maneira que o policiamento respeita estas etapas, como plantio, aplicação de insumos, colheita, etc., o que tem facilitado sobremaneira a ação dos policiais”, destacou.
Segundo o major Reginaldo, a meta é avançar com o Plano em 2025 e continuar contando com a efetiva participação do produtor, não só com investimentos em segurança, assim como em seguir as dicas da PM, fatores que dificultam ações de marginais.
Ainda na reunião, o secretário de Defesa Social, Roberto Benigno, anunciou a instalação, em breve, de câmeras no meio rural, por meio do Programa Uberaba Segura. Os locais onde as câmeras serão instaladas devem ser apresentados na próxima reunião do Conselho de Safra de Uberaba, dia 17, no SRU. A PM também foi convidada a fazer parte desses encontros do Conselho, como forma de estar sempre a par das fases da cadeia produtiva no campo.
Também participaram da reunião na prefeitura, a gerente da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Tâmara Nepomuceno, o adjunto da Sagri, Valdir Vilela e o produtor Luciano Valim.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado